Brasil de Fato Paraná luta para não fechar

Campanha de arrecadação de fundos se encerra nesta quarta (24)





Jornal é distribuído gratuitamente em Curitiba e outras 25 cidades do Paraná. Foto: Giorgia Prates

Um jornal com o olhar do trabalhador e com a pauta dos movimentos sociais e sindicais. Esse é o Brasil de Fato Paraná, um veículo audacioso que é entregue gratuitamente nas ruas de Curitiba e em algumas cidades do Paraná. Uma importante ferramenta de contraponto em meio a onda conservadora do país.

No entanto, a “audácia” de fazer um jornal popular e politizado tem muitos percalços. O principal deles é o financiamento. Ao optar pela agenda dos trabalhadores, o Brasil de Fato Paraná não tem grandes anunciantes, conferindo total independência do projeto neoliberal. E ao não ter essa fonte de renda, o jornal sofre com a falta de recursos financeiros.

Atualmente, 57% dos custos do jornal são com gráfica. O BDF decidiu investir nesse modelo de comunicação em um cenário em que grandes jornais do estado e de Curitiba simplesmente abandonaram o impresso, focando apenas no meio digital. Por outro lado, a escolha do tablóide é por tornar o veículo acessível aos trabalhadores.

“Em um contexto de ataque à organização dos trabalhadores, acreditamos que a nossa tiragem de 20 mil exemplares semanais é uma forma de diálogo com a população, da mensagem da esquerda estar nas ruas de Curitiba e de outras 25 cidades com objetivo de passar a possibilidade de um projeto alternativo e popular para os brasileiros”, esclarece Pedro Carrano, coordenador do BDF Paraná.

O jornal ainda tem como custos 24% de redação e 19% de estrutura, que compreende sua distribuição gratuita nas ruas e manutenção de equipamentos. O custo poderia ser ainda maior se não houvessem tantos colaboradores nessa iniciativa. Principalmente jornalistas do campo popular que escrevem ou fotografam para o veículo sem cobrar nada, apenas por acreditarem na causa.

“Há muito tempo, ouvimos o discurso de que precisamos investir em nossa mídia. Pois bem, o Brasil de Fato está aí, assim como muitos outros veículos independentes, sobrevivendo muito mais pela coragem de seus idealizadores do que por apoio de lideranças organizadas”, comenta Leandro Taques, editor do Porém.net, que alimenta uma coluna semanal no impresso.

Pauta do jornal tem compromisso com a classe trabalhadora. Foto: Arquivo BDF Paraná.

DOAÇÕES
Para se manter aberto, o BDF lançou uma campanha no Benfeitoria que se encerra no dia 24 de julho, próxima quarta-feira. A meta é arrecadar 30 mil reais. As doações vão de R$ 20 a R$ 1000 com uma série de recompensas. Caso o valor não seja atingido, o Brasil de Fato Paraná terá que devolver todo o dinheiro doado. A doação pode ser feita clicando aqui.