Edival Marques conquista a medalha de ouro no taekwondo

Em final emocionante, campeão olímpico da juventude em Nanquim 2014 garante a terceira conquista da modalidade em Lima





Edival Marques, o Netinho. Foto: Jonne Roriz/COB

O domingo (28/07) foi dourado para o taekwondo brasileiro nos Jogos Pan-americanos de Lima. No Ginásio Desportivo de Callao, o lutador Edival Pontes (até 68kg) subiu no topo do pódio após uma final emocionante na capital peruana. O resultado de Netinho, como é conhecido, quebrou um jejum de 12 anos da modalidade no evento esportivo. A última medalha de ouro do taekwondo brasileiro nos Jogos Pan-americanos havia sido conquistada por Diogo Silva, no Rio de Janeiro, em 2007.

“Eu era pequeno quanto o Diogo ganhou a medalha. Meu pai queria que eu fosse jogador de futebol, mas acabei virando atleta do taekwondo. E hoje sou campeão dos Jogos Pan-americanos. Estou muito feliz. Ganhei 40 pontos no ranking olímpico e isso vai me ajudar muito na caminhada rumo aos Jogos de Tóquio 2020”, disse o atleta de 21 anos, campeão mundial juvenil e dos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim, ambos em 2014.

Netinho começou a competição em Lima nas quartas de final. Ele não teve dificuldade para derrotar Juan Soto, da Costa Rica, por 30 a 17. Na semifinal, ele encarou o chileno Ignacio Morales e também venceu com certa tranquilidade, por 18 a 7. Na disputa do ouro, um duelo duro com o dominicano Bernardo Pie. O brasileiro venceu o primeiro round por 2 a 1.  No segundo, porém, o dominicano reagiu e fez 11 a 5. Mas Netinho manteve o foco e a tranquilidade para conquistar a tão sonhada medalha de ouro com uma vitória, por 17 a 14. “Nas duas primeiras lutas eu fui muito bem. Na final, depois do segundo round, coisa ficou meio turbulenta, mas meu treinador me deu uma acalmada, fui para cima no terceiro e venci”, finalizou.

No feminino, na categoria até 57kg, Rafaela Araújo acabou derrotada nas oitavas de final pela equatoriana Mell Mina, por 10 a 5. Mas como sua algoz acabou eliminada no combate seguinte, a brasileira não teve a oportunidade de voltar para a disputa na repescagem para tentar a medalha de bronze.

Além do ouro de Netinho, o Brasil já soma duas outras medalhas no taekwondo em Lima. No sábado (dia 27), Talisca Reis (até 49kg), namorada de Netinho, faturou a medalha de prata. E Paulo Ricardo (até 58kg) ficou com o bronze.

O Brasil encerra sua participação no taekwondo nos Jogos Pan-americanos nesta segunda-feira (dia 29). Lutam Maicon Andrade (acima de 80kg) e Ícaro Miguel (até 80kg), no masculino, e Milena Titoneli (até 67kg) e Raiany Fidelis (acima de 67kg), no feminino.

Programação:
Segunda-feira (29 de julho):
11h – Preliminar masculino (até 80kg e acima de 80kg) e feminino (até 67kg e acima de 67kg)
16h30 – Semifinais masculino (até 80kg e acima de 80kg) e feminino (até 67kg e acima de 67kg)
19h50 – Finais masculino (até 80kg e acima de 80kg) e feminino (até 67kg e acima de 67kg)
*Horários de Brasília