Lula concede entrevista a TVE Bahia e ao jornalista Bob Fernandes. Foto: Theo Marques

O ex-presidente Lula disse que o Governo Federal e o ministério da Justiça são parciais em suas investigações. Ele compara a prisão de um hacker na cidade de Araraquara suspeito de ser a fonte das informações obtidas pelo site The Intercepet Brasil com a incapacidade de se prender Fabrício Queiroz, suspeito de ser laranja do senador Flávio Bolsonaro, e os mandantes da morte da ex-vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco.

“Foram capazes de inventar um hacker em Araraquara, prender para dar vazão as mentiras do (ministro da Justiça Sérgio) Moro e não tem coragem de prender o Queiroz. A Polícia Federal, com toda a inteligência, não conseguir achar o Queiroz e nem conseguir achar quem foi que mandou matar Marielle, é porque não tem interesse”, sugeriu.

A declaração foi dada em entrevista exclusiva ao jornalista Bob Fernandes no último dia 14. É a primeira declaração para uma televisão pública desde que passou a cumprir pena, em abril de 2018. A TVE Bahia exibe a entrevista nesta sexta-feira (16), no YouTube, Facebook e Twitter, às 18h, e na TV às 22h. O Porém.net é parceiro na divulgação desse conteúdo.

Ao invés de prender Queiroz, o presidente Jair Bolsonaro estaria agindo para dificultar as investigações que envolvem seu filho, Flávio Bolsonaro, pelo crime conhecido como “rachadinha”, em que parlamentares ficam com parte dos salários de seus assessores. O presidente decidiu mudar o superintende da PF no Rio de Janeiro. O atual chefe, Ricardo Saadi, será substituído por Carlos Henrique Oliveira, nome escolhido pelo diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo.

“Vou mudar o superintendente da Polícia Federal no Rio”, declarou Bolsonaro.

Lula se encontrou com Mônica Benício e Leonardo Padura um dia após a gravação da entrevista exclusiva. Foto: Theo Marques

Marielle Franco
A ex-companheira de Marielle, Mônica Benício, visitou o ex-presidente Lula um dia após a entrevista dada a Bob Fernandes que vai ao ar pela TVE Bahia. Mônica reconheceu as semelhanças entre Lula e Marielle.

 “Se há palavras que hoje a gente tem em comum entre Lula e Marielle são luta, resistência e também injustiça”, disse Mônica. “Encontrei um  presidente que me inspira a seguir lutando, e o recado é que a  gente siga com luta, resistência e esperança. Uma frase que ele disse me marcou foi que nunca tivemos tanto motivo pra lutar.”

Lula leitor
O ex-presidente Lula também afirmou que tem lido bastante na Superintendência da Polícia Federal. Ele disse ter lido a trilogia do escritor cubano Leonardo Padura, a versão em seriado publicado no Netflix e “‘O homem que amava perros’, que é extraordinário”, avaliou. A obra narra a trama para assassinar o ex-líder comunista Leon Trotsky.

Seu autor, Padura, também visitou Lula um dia após a entrevista. “Vimos um homem com força, com desejo de lutar e com uma convicção muito grande, um homem que merece toda a admiração e respeito de todas as pessoas boas do mundo”, destacou.

Entrevista foi uma parceria da TVE Bahia, jornalista Bob Fernandes e o Coletivo Soylocoporti

Exclusiva
A entrevista exclusiva de Lula é uma parceria da TVE Bahia, jornalista Bob Fernandes e o Coletivo Soylocoporti. A equipe que trabalho na produção do material é formada por:
João Paulo Mehl – Produtor
Gustavo Castro – Cinegrafista
Juliana Sanson – Cinegrafista
Rafael Oliveira – Assistência
Valderval Oliveira Filho – Técnico de Som
Ulisses Galetto – Finalização de Som
Theo Marques – Fotografo
Rachel Bragatto – Produção