Fórum tenta impedir a privatização da Copel Telecom

Lançamento acontece nesta sexta-feira (30) com objetivo de coletar 100 mil assinaturas





Fórum pretende discutir privatização da estatal de banda larga. Foto: Manoel Ramires

O Governo do Paraná planeja privatizar sua empresa de banda larga Copel Telecom e de gás Compagas até março de 2020. O argumento do poder público é que as empresas são deficitárias e não conseguem competir com as empresas privadas.

No entanto, no último balanço da Copel, que controla as duas empresas, a Copel Telecom registrou lucro de R$ 69,1 milhões apenas em seis meses de 2019. A empresa já vem passando por uma reestruturação que reduziu o pessoal em 192 empregados nos últimos 12 meses. Atualmente a empresa tem 448 empregados.

A empresa tem uma rede de cabos de backbone/backhaul era de 34,2 mil km, transportando dados em ultravelocidade e gerenciando um anel óptico que atende aos 399 municípios do Paraná.

É de olho nesse patrimônio que será lançado na sexta-feira (30), no miniauditório da UTFPR, o Fórum em Defesa da Copel Telecom. De acordo com os organizadores, “vendê-la é entregar a joia da coroa na mão de péssimos empresários. Um governo eficiente investiria na Copel Telecom para levar internet rápida e barata para os paranaenses”.

Abaixo assinado
Junto ao lançamento do Fórum, está sendo iniciada uma campanha com um Projeto de Iniciativa Popular que pretende coletar 100 mil assinaturas, além de mobilizar a população contra privatizações da Copel Telecom e Compagas.

Serviço
Lançamento Fórum em defesa das Estatais
30 de agosto
19 horas
Local: Miniauditório da UTFPR Campus Curitiba, Rua 7 de setembro, nº 3165 – Centro
Realização
Associação Paranaense em Defesa das Estatais
Apoio
GETET – Grupo de Estudos em Trabalho, Educação e Tecnologia – UTFPR
Senge-PR
PPGTE – Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná