Curitiba não está entre as prioridades eleitorais de Bolsonaro

Presidente chama Moro de ingênuo e se distância cada vez mais do ministro





Foto: Daniel Castellano / SMCS

A eleição para a Prefeitura de Curitiba, capital da Lava Jato, não está entre as prioridades do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Na cidade, o deputado estadual Fernando Francischini é pré-candidato do partido do presidente, disputando apoio com o atual prefeito, Rafael Greca (DEM.

O desinteresse de Bolsonaro na cidade de Sérgio Moro foi explicitado em entrevista concedida à Folha de São Paulo. Nela, o presidente diz dar preferência as eleições municipais de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte por conta do tamanho.

Além dessas cidades, Bolsonaro voltou a mostrar viés ideológico ao colocar Boa Vista, com 375 mil habitantes, e Porto Velho, com 369 mil habitantes, entre suas prioridades. A ideia, segundo o jornal, é combater os imigrantes venezuelanos.

Realmente, o presidente não deve ser um bom cabo eleitoral em Curitiba. Ainda mais seguindo atacando o ex-juiz e atual ministro Sérgio Moro. Para Bolsonaro, Moro é ingênuo e não tem malícia na política. Ele voltou a sinalizar que não deve indicar o ministro para o STF porque seu nome não deve passar no Senado.

Outra conhecida dos curitibanos e alfinetada pelo capitão é a deputada federal Joice Hasselmann, eleita por São Paulo. Bolsonaro disse que a deputada “está com um pé em cada canoa” por conta da aproximação com João Dória. O presidente, se pudesse, apoiaria o filho Eduardo Bolsonaro à prefeitura de São Paulo. O apoio explícito, no entanto, é considerado nepotismo.