Curitiba receberá o IV Encontro da Rede Paranense de Teatro de Rua

Apresentações acontecem a partir dessa sexta-feira





Foto: Leandro Taques

O evento acontecerá de 13 a 16 de setembro e contará com a participação de grupos de teatro de rua de Curitiba, Londrina e Maringá, que se reunirão em plenárias para debater sobre políticas públicas e sobre as demandas do trabalhar com arte nas ruas. Além das plenárias, haverão intervenções e apresentações artísticas gratuitas e abertas ao público, nas Ruínas São Francisco, na rua XV de Novembro, no espaço Marielle Franco e na Vigília Lula Livre, movimentando a cena cultural da cidade e promovendo um intercâmbio entre artistas do Paraná. No sábado pela manhã, será feito o tradicional cortejo do Encontro, com trabalhadors e simpatizantes das artes, especialmente, as artes nas ruas.

O evento é co-produzido por coletivos de Curitiba, realizado de maneira independente e colaborativa e tem o apoio da Padaria América e MST, principal apoiador do evento; que disponibilizará o espaço para a realização das plenárias e dará toda a estrutura de alimentação e hospedagem aos artistas.

A Rede Paranaense de Teatro de Rua (RPTR) faz parte da Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR), uma rede nacional que se subdivide em redes estaduais. A RBTR é uma organização horizontal, inclusiva e não hierárquica, que, desde 2007, luta por políticas públicas culturais, em âmbito municipal, estadual e federal. Seu papel consiste em ampliar reflexões e possibilidades para o teatro de rua, com encontros, movimentos e ações artísticas e políticas por todo o Brasil. Assim, todos os anos acontece um encontro nacional, da rede brasileira e um encontro em cada rede estadual, para articular as demandas regionais.

Na Rede Paranaense, foram realizados três encontros até o momento: em Cascavel (2016), Londrina (2017) e Maringá (2018). Em 2019 será a primeira vez que o evento acontecerá na capital.

Realizar esse Encontro em Curitiba é de extrema importância, por trazer à capital questões de grupos das cidades do interior e por somar força aos enfrentamentos dos artistas daqui. Especialmente nesse momento, em que a prefeitura e alguns empresários fecham o cerco contra os artistas de rua da cidade, em um movimento que intensificou em janeiro deste ano, quando veio à tona um decreto sigiloso e inconstitucional do prefeito Rafael Greca, colocando várias restrições que inviabilizam o trabalho dos artistas. As repressões seguem até hoje, incluindo ameaças e prisões de músicos e seus equipamentos de trabalho e a recente agressão de um transeunte da rua XV contra o Palhaço Chameguinho. No próximo final de semana, os olhos de uma rede nacional, com mais de 200 grupos de todos os estados brasileiros, estarão voltados para a capital do Paraná, que é conhecida por sediar um dos maiores festivais de teatro do Brasil e que tem uma gestão que se diz “amante da arte e da cultura”, que se promove com a arte elitista, mas que marginaliza e tenta extinguir o teatro de rua.

Confira a programação
IV ENCONTRO DA REDE PARANAENSE DE TEATRO DE RUA – DE 13/09 A 16/09, em Curitiba
SEXTA – 13/09
9h – 12h – Plenárias – Centro de Formação e Cultura Marielle Vive
12:30h – 13:30h – Intervalo para Almoço
14h – 16:30h – Plenárias – Centro de Formação e Cultura Marielle Vive
17h – Espetáculo Andarilhos de Cordel (Cia Pedras-Maringá) – Vigília Lula Livre

SÁBADO – 14/09
10h Cortejo – Rua XV de Novembro
12h – Espetáculo Brincarte (Cia Sacica-Curitiba) – Rua XV de Novembro (Boca Maldita)
15h – 19h – Plenárias – Centro de Formação e Cultura Marielle Vive
20:30h – Cabaré – Centro de Formação e Cultura Marielle Vive

DOMINGO – 15/09
9h – 11:30h – Plenárias – Centro de Formação e Cultura Marielle Vive
12h – Licença P’reu Passar (Circo e Teatro Éramos Três – Curitiba) – Praça João Cândido (atrás das Ruínas São Francisco)
12:40h – Pássaro em Chamas (Cia das Pulgas – Curitiba) – Praça João Cândido (atrás das Ruínas São Francisco)
15:30h – 17:30h – Mesa: Arte pública, gênero e censura (mediação: Michele Lomba) – Centro de Formação e Cultura Marielle Vive
17:30 – 19:30h – Plenárias – Centro de Formação e Cultura Marielle Vive

SEGUNDA – 16/09
9h – Plenárias, ações de encerramento do Encontro
11:30h – Intervenção: Corpos Inquietos (alunos da Unespar-Curitiba) – Rua XV de Novembro (Boca Madlita)
14h – Ações de encerramento do Encontro