Audiência Pública debaterá nesta sexta-feira os impactos da LGU no Oeste e Sudeste do Paraná

Proposta apresentada pelo governo Ratinho Junior é rechaçada por docentes e agentes universitários




FonteAscom Adunioeste

Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Foto; Assessoria Unioeste

Nesta sexta-feira (13), às 9h, no auditório do Conselho Universitário (COU) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel, será realizada a Audiência Pública Regional sobre a minuta da Lei Geral das Universidades (LGU) e o impacto sobre as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.

O evento é uma realização da Sindicato dos Docentes da Unioeste (Adunioeste) e do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos do Ensino Superior do Oeste do Paraná (Sinteoeste). Para o debate, foram convidados todos os deputados eleitos destas duas regiões; os deputados que compõem a Frente Parlamentar em Defesa da Universidade Pública da Alep; prefeitos; associações comerciais; sindicatos; e demais lideranças políticas (confira ao fim do texto a lista das presenças já confirmadas).

Em junho deste ano, veio a público a primeira versão da minuta da Lei Geral das Universidades. Desde então, as universidades estaduais debatem com sua comunidade acadêmica – através de diversos eventos – os impactos da proposta elaborada pela Seti (Superintendência de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia). “Após profundo debate e estudos realizados no interior da comunidade acadêmica, resultando no rechaço desta proposta de reforma e reorganização da universidade, os sindicatos entendem que é hora de ampliar este debate para além dos muros da universidade”, destacou a presidente da Adunioeste, Liliam Faria Porto Borges.

Liliam reforça que o assunto diz respeito a toda a população das regiões Oeste e Sudoeste, visto que a proposta, se posta em prática, trará impactos contundentes sob o ponto de vista econômico, cultural, de conhecimento, na formação dos profissionais, produção de ciência, volume de pesquisa, entre outros. “A comunidade interna [da universidade] já compreendeu o quão prejudicial é esta proposta, aprovando através do seu Conselho Universitário o rechaço integral à proposta – decisão que foi seguida por outras quatro universidades estaduais. Agora é preciso estabelecer um diálogo externo para que a comunidade conheça a proposta e possa se posicionar”, destacou.

Presenças confirmadas

DEPUTADOS: Arilson Chiorato (PT); Coronel Lee (PSL); Elio Rush (DEM); Goura (PDT)- chefe de gabinete; Professor Lemos (PT); Luciana Rafagnin (PT) – representante; Márcio Pacheco (PDT); Tadeu Veneri (PT) – representante; Delegado Jacovós (PL) – pré-confirmado.

UNIOESTE: diretor do campus Cascavel, Alexandre Weber; diretor do campus Toledo, Remi Schorn; diretor do campus Francisco Beltrão, Davi Schreiner; diretor do campus Marechal Cândido Rondon, Gilmar Melo; diretor do campus Foz do Iguaçu, Fernando Martins.

DEMAIS AUTORIDADES: Presidente da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, Beni Rodrigues; presidente da APP núcleo Foz, Cátia Ronsani Castro; diretora do Sinprefe, Viviane Jara Benitez; Vereador Paulo Porto; presidente da Acamop, Gabriel Cadini