Por que te calas, Moro?

Ministro ignora morte de Agatha, no Rio de Janeiro e defende projeto com licença para matar





Juiz Sérgio Moro. Foto: Lula Marques/AGPT

Por quê te calas, ministro Sérgio Moro? Tu que tens falado tanto sobre os números de redução da violência, com prisões e apreensões. Por quê não falas quando as estatísticas são desfavoráveis? Mais uma criança foi morta. Mais dois policiais militares foram mortos.

O teu silêncio é covarde porque o cargo que ocupas não te dá o direito de seres reservado quando a crise bate a tua porta. Ainda mais quando a sociedade cobra um posicionamento teu. E tu só se posicionas quando lhe apoiam. Um republicano que não gosta das ferramentas da democracia.

Logo tu que adoras expressar: “eu vejo, eu ouço”, mas não enxergas a dor do povo mais humilde, vítima da violência do estado, não escutas as barbaridades daqueles que incentivam a violência oficial.

E a ti, Moro, nem se pede uma dura nota de repúdio ao assassinato de uma criança de 8 anos. Oito. Apenas oito. Basta uma breve citação de que se preocupa com a violência e com a forma com que algumas políticas de segurança estão sendo conduzidas.

Mas tu falaste e de forma brevemente. Não para realmente lamentar a morte da menina, e sim para defender teu pacote com licença para matar. “Não há nenhuma relação possível do fato com a proposta de legítima defesa constante no projeto anticrime”.

O que te preocupas, portanto, é aprovar o excludente de ilicitude. Em outras palavras, tu queres licença para matar traficantes, ladrões, crianças, jovens, pretos. Quando o que deverias era chamar uma reunião de emergência para avaliar os modelos de combate à violência. Mas para ti, isso não basta. Preferes o silêncio ou a manifestação dos covardes.

E ao “se posicionar” dessa forma, mostras que no fundo, dos seus lábios moram um sorriso cínico. És um indivíduo perigoso por não dizer o que sabemos o que apoia.