Greca anuncia reajuste dos servidores nas redes sociais

Prefeito anunciou reposição de 3,5%, mas servidores pedem 10% para repor perdas





Prefeito de Curitiba Rafael Greca. Foto: Gibran Mendes

Após os servidores municipais anunciarem uma paralisação no dia 28 de outubro e indicativo de greve a ser aprovado em assembleia no dia 31 do mesmo mês, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), usou as redes sociais para anunciar reajuste de 3,5% dos servidores públicos. Em conversa no dia 11 de outubro com representantes da Prefeitura, o governo municipal sugeriu novo congelamento de salários.

Desta vez, no anúncio feito, o prefeito destacou que Curitiba é uma das 10 capitais brasileiras que estão concedendo a reposição da inflação do período. Segundo Greca, o reajuste pelo segundo ano consecutivo é resultado da política de austeridade.

“Com grande alegria, anuncio o reajuste salarial de 3,5% aos valorosos funcionários e funcionárias da nossa Prefeitura de Curitiba. É o máximo que conseguimos aplicar sem comprometer a Responsabilidade Fiscal do Município. Estamos entre as 10 das 27 capitais do Brasil que concederão reajuste ao funcionalismo público a partir do próximo mês. Quanto mais pudermos, mais faremos”!

:: Clique aqui e veja o anúncio

O prefeito ainda transferiu o feriado do servidor municipal do fim de outubro para a antevéspera de Natal

O valor anunciado pelo prefeito, no entanto, está abaixo do que os trabalhadores estão reivindicando. De acordo com os sindicatos, o valor acumulado de março de 2016 a outubro de 2019 está estimado em 10%. Esse percentual já desconsidera os 3% de reajuste do final do ano passado e que não repôs as perdas sofridas pela categoria com os mais de dois anos sem reposição da inflação.

VEJA MAIS

Greca propõe novo congelamento de salários e funcionalismo ensaia paralisação