Casa do Estudante Universitário pede socorro para não fechar

CEU cobra da Prefeitura de Curitiba a devolução de R$ 1,5 milhão





Reprodução

Na tarde desta segunda-feira (04), a Casa do Estudante Universitário (CEU) notificou a Prefeitura de Curitiba exigindo a devolução de cerca de um milhão e quinhentos mil reais que deveriam ter sido aplicados na reforma e restauro da instituição. A CEU, que desde 1956 abriga gerações de profissionais de diferentes áreas, possui um importante imóvel de arquitetura modernista e está localizado na região central de Curitiba, ao lado do Colégio Estadual e Passeio Público. A Fundação é administrada pelos próprios estudantes e é considerada pela UNE (União Nacional dos Estudantes), como a maior Casa de Estudante autogerida da América Latina, mas atualmente possui um público reduzido devido aos inúmeros problemas ocasionados pelo rompimento do convênio com o município.

Em 2007 a prefeitura de Curitiba mediou a venda do potencial construtivo da CEU e assinou um convênio se comprometendo a reformar e restaurar o imóvel dos estudantes. O financiamento do restauro seria custeado com o valor do patrimônio vendido, cabendo ao município a responsabilidade pela gestão e fiscalização da obra, porém, após 12 anos a CEU ainda aguarda a finalização da reforma ou a devolução do recurso remanescente que pertence à Fundação.

Duas empresas foram contratadas pela prefeitura e ambas abandonaram as obras sem finalizá-las. Dezenas de quartos estão sem as mínimas condições para receber estudantes. Infiltrações e problemas estruturais são notáveis a olho nu. Sequer o plano de incêndio foi executado. Isso é especialmente preocupante, pois reduz o número de estudantes que são atendidos pela CEU e ainda coloca em risco aqueles que lá residem.

JURÍDICO
Os advogados da entidade vão além e dizem que “caso os recursos pertencentes a CEU não sejam devolvidos em até uma semana não restará outra opção além de recorrer ao Judiciário. Pretendemos ajuizar uma ação civil pública para compelir os agentes públicos a executar o que foi previamente pactuado entre a CEU e a Prefeitura. Não se trata de um favor, mas de uma obrigação contratual entre as partes.”

A Casa do Estudante Universitário foi fundada em 1948. Por lá já residiram milhares de universitários provenientes de todos os cantos do Brasil. Atualmente, cerca de 250 estudantes residem no imóvel. Se as obras fossem concluídas esse número poderia chegar em quase 400. No imóvel também são oferecidas atividades para estudantes de baixa renda como um cursinho pré-vestibular, aulas de dança, judô, além do suporte ao Colégio Estadual do Paraná para atividades extra-curriculares como tênis de mesa, xadrez e Ping-Pong. O local recepciona também alunos intercambistas que estudam na UFPR.