Um outro lado da República de Curitiba

Documentário de Carlos Pronzato mostra os malefícios da operação que sequestrou a agenda política do Brasil





Manifestantes em frente à sede da PF, em Curitiba. Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Acontece nesta terça-feira, no Sindicato dos Bancários de Curitiba, a exibição do documentário “A Contra República de Curitiba”. O documentário se propõe investigar os impactos que a denominada “República de Curitiba” causou e causa na política nacional. A obra de Carlos Pronzato conta com 50 minutos de duração e e será exibido a partir das 18h30. Após a apresentação será feito um debate com o público.

Em um momento político de extrema complexidade no Brasil, esta nova obra de Carlos Pronzato aborda a origem e o desenvolvimento da assim denominada República de Curitiba, dispositivo político de impacto fundamental nas decisões do Governo Federal a partir da instalação da Lava Jato.

Para isso, o cineasta colheu depoimentos de investigadores, cientistas políticos, sociólogos, juristas, professores, ativistas políticos e militantes de diversas correntes políticas do campo popular, inclusive com opiniões contrarias no amplo leque das esquerdas – realizadas na cidade de Curitiba.

Foram entrevistados o professor aposentado da UFPR, Lafaiete Neves, Celso Ludwig, professor de Filosofia do Direito da UFPR, Ana Julia Ribeiro, estudante de Direito da PUCPR, Aline Luana Oliveira, da Coordenacão da Vigília Lula livre e militante do MST, Naredin Ahmad Allan, advogado e integrante da ABJD, Rodrigo Chemin, professor de Processo Penal Universidade Positivo, Janislei Aparecida Albuquerque, professora da Rede Pública Estadual do Paraná e Coordenação Estadual da APP Sindicato, Darci Frigo, Coordenador da Ong Terra de Direitos, Julia Maria da Gulabi Antifascista, Ricardo Prestes Pazello, Professor de Antropologia e Sociologia Juridica da UFPR, dentre outros.

A obra abarca um lapso importante da vida politica nacional desde os governos petistas, passando pelas Jornadas de Junho, o Golpe de 2016, o inicio das operações da Força Tarefa da Lava – jato até a os vazamentos dos áudios entre o juiz Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol que o site The Intercept Brasil revelou para o mundo.

O lançamento já ocorreu em em Curitiba, no Acampamento Lula Livre, enquanto o ex-presidente estava preso. Agora, o documentário ajuda a avaliar qual é o cenário político do momento.

Pronzato entrevistou integrantes da Vigília Lula Livre / Divulgação

O Cineasta
Carlos Pronzato é cineasta documentarista, diretor teatral, poeta e escritor. Suas obras audiovisuais e literárias destacam-se pelo compromisso com a cultura, a memória e as lutas populares. Ele já realizou mais de 70 documentários. Entre outras importantes distinções recebeu, em 2008, o prêmio da CLACSO (Conselho Latino-americano de Ciências Sociais), e em 2009, na Itália, o prêmio Roberto Rossellini, e em 2017 o Premio Liberdade de Imprensa pelo jornal Tribuna da Imprensa Sindical, no Rio de Janeiro.

Serviço
Documentário a Contra República de Curitiba
Sindicato dos Bancários de Curitiba – Rua Piquiri, 380, Rebouças, Curitiba.
17/12/2019 – terça-feira
18h30
Gratuito
Direção, Roteiro e Produção: Carlos Pronzato
Edição: Rafael Daguerre
Direção de Produção: Geraldo Balduino e Uilton Oliveira
Duração: 50 minutos
Ano: 2019
Realização: La Mestiza Audiovisual & Distopia Filmes