Centrais sindicais disponibilizam estrutura ao Governo do Paraná no combate ao Covid-19

Em reunião, entidades apresentam iniciativas para garantir emprego e renda dos trabalhadores




FonteCom AEN

Reunião Governador e Sindicatos. Foto: Ari Dias/AEN

As centrais sindicais do Paraná se reuniram com o governador Ratinho Junior (PSD) por videoconferência. Elas apresentaram 21 medidas de isolamento social e de manutenção das atividades essenciais para a mitigação dos efeitos sanitários, sociais e econômicos da pandemia.  O encontro serviu para estreitar o diálogo com as lideranças dos trabalhadores e teve como objetivo primordial a defesa dos empregos diante dos reflexos econômicos gerados pela pandemia do novo coronavírus.

As propostas tratam da participação das entidades na definição das políticas de emprego e renda, estimulo da produção e no apoio nas ações de saúde. Uma das iniciativas disponibiliza o uso de instalações sindicais pelo sistema de saúde para ações de isolamento. Foram ofertadas colônia de férias, quartos e restaurantes.

A APP Sindicato já disponibilizou “seis estruturas de hospedagem da entidade para que as autoridades em saúde, caso necessitem, possam utilizá-las no atendimento da população, podendo também abrigar equipes médicas e equipamentos necessários para as estratégias de controle da pandemia do novo coronavírus, Covid-19″. Em Laranjeiras, a regional da APP arrecadou doações ao combate do coronavírus. Em Londrina, a regional do Senge-PR também fez doação de alimentos.

O Sindicato dos Bancários de Curitiba, em parceria com o Instituto Democracia Popular,  a Casa da Resistência, o Propulsão Local, a Frente Mobiliza Curitiba e o Instituto Edésio Passos arrecadaram R$ 12.198 em campanha solidariedade. 85% desse valor (R$ 10.368,41) foi utilizado para a compra de alimentos que foram distribuídos em cinco ocupações localizadas na Cidade Industrial de Curitiba (Nova Primavera, Tiradentes, 29 de Março, Dona Cida e Primeiro de Maio).

O governador Ratinho agradeceu a iniciativa dos sindicatos em ceder os seus espaços de uso comum e festivo para a logística do Governo do Estado, tanto nos cuidados a doentes, aos profissionais da saúde contratados para ajudar no enfrentamento ou das populações vulneráveis. “Esses espaços físicos podem atender os mais carentes ou os profissionais de saúde, caso seja necessário. Agradecemos essa disponibilidade”, acrescentou.

As iniciativa foram apresentadas pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, União Geral de Trabalhadores (UGT), Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) e Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB).

Participaram da reunião os secretários Guto Silva (Casa Civil), Beto Preto (Saúde), Norberto Ortigara (Agricultura e Abastecimento), Valdemar Bernardo Jorge (Planejamento e Projetos Estruturantes), João Debiasi (Comunicação e Cultura), Renê Garcia (Fazenda) e Sandro Alex (Infraestrutura e Logística); o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves; o diretor da Comec, Gilson Santos; o diretor de Operações do BRDE, Wilson Bley Lipski; o deputado estadual Romanelli; o deputado federal Paulinho da Força; e mais de 20 representantes dos sindicatos.