Paraná gerou mais empregos em julho em meio ao combate à pandemia

Brasil tem saldo positivo, mas está distante de reverter os empregos perdidos no acumulado de 2020





Foto: Rodrigo Felix Leal/ANPr

O novo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) com dados de julho de 2020 mostra que o Paraná teve saldo positivo na geração de empregos. Em meio à pandemia, foram 79.556 admitidos e de 70.723 desligados. O mesmo saldo positivo foi encontrado no Brasil, com 131 mil novos empregos. Os números mostram que o pior já passou. Por outro lado, falta gerar muito emprego no país para reverter o atual saldo negativo de 1 milhão de postos perdidos. Veja no FIO DA MEADA.

MELHORANDO | Para o DIEESE, o CAGED demonstra que a atividade econômica no estado começa a se recuperar após os impactos da crise. Por outro lado, no acumulado do ano, o saldo ainda é negativo. O Paraná acumula a perda de 39.379 postos de trabalhos, que representa uma redução de -1,48% no nível de emprego.

MAIS EMPREGO | Além do Paraná, o mês de julho apresentou saldo positivo em todo o país. Foram criados 131.010 postos de trabalho no Brasil. O mês,  no entanto, dificilmente consiga reverter as perdas acumuladas em 2020. No acumulado do ano (janeiro a julho) foram eliminados 1,1 milhão de postos de trabalho no Brasil.

PIOR PASSOU | O pior mês para os empregos no Brasil foi em abril, quando 927 mil postos de trabalho foram fechados. Março, maio e junho também apresentaram mais demissões do que contratações. Com isso, os números acumulados de 2020 mostram que o Brasil perdeu 1,092 milhão de empregos em sete meses do ano.

FALTA MUITO | No Paraná, o pior mês do ano também foi abril, quando as demissões superaram as contratações em 29 mil postos. Março e maio também tiveram número negativos. Já em junho o saldo foi positivo em 2,4 mil, diferente do Brasil. Agora, em sete meses, o Paraná tem saldo negativo de 39,3 mil empregos.

RANKING + | Em julho, o Paraná foi o quarto estado entre os 24 que apresentaram de postos de trabalho, com um saldo de 8.833 empregos. Ficou atrás de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina. No acumulado do ano, o Paraná foi o 8o estado com mais perda de empregos.

CASO RENAULT | O setor com a melhor recuperação no estado em julho foi a indústria entre demissões e contratações, o saldo positivo foi de 6560. Valor que poderia ser revertido caso as demissões na Renault, mais de 7 mil funcionários, não fosse revertida.

COMEMOROU | “Os resultados mostram que, no geral, a indústria paranaense superou o pior momento da crise causada pela pandemia e tem retomado seus níveis de produção”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Carlos Valter Martins Pedro.

SERVIÇOS TÊM PERDA | Com o impedimento de retornar a vida normal, o setor de serviços ainda registrou perda de postos de trabalho. Foram 26,4 mil admitidos contra 27,7 mil demitidos, com saldo negativo de 1,3 mil.

60 DIAS | Diante do cenário de crise econômica e politica, ontem (24), o presidente Jair Bolsonaro anunciou que vai prorrogar por mais 60 dias a possibilidade da redução de jornada com vencimentos reduzidos e a suspensão de contratos de trabalho.