PT de Curitiba confirma Opuska e chapa pura pela segunda eleição consecutiva

Movimento que pedia a candidatura de Tadeu Veneri não converteu a indicação do partido





PT define professor da UFPR para disputar Prefeitura de Curitiba. Foto: Divulgação

O professor de direito da UFPR, Paulo Opuszka, foi confirmado nesta segunda-feira (14) como o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) para a disputa da Prefeitura de Curitiba para as eleições 2020. Ele se tornou candidato único após a desistência do deputado estadual Tadeu Veneri. Um movimento interno do partido que pediu a sua reconsideração não surtiu efeito.

O candidato petista terá pela frente a missão de combater o atual governo, que terá à disposição tanto a “máquina” da Prefeitura quanto a do governo do Estado.

Opuszka tem a dura missão de tentar levar o PT para o segundo turno. “Nossa campanha tem como meta cuidar da gente, do povo. Vamos construir uma prefeitura para o povo que trabalha, para os mais pobres, para os que mais sofrem com esta pandemia. Quero mostrar à população um jeito diferente de governar, privilegiando a população mais carente. Teremos um grande desafio pela frente. Conto com o apoio de todas e todos nesta trajetória”, salienta.

O PT também optou por uma chapa pura, indicando o candidato a prefeito e a vice. Isso já havia acontecido em 2016, após o “divórcio” entre o partido e o então prefeito, Gustavo Fruet que desistiu de concorrer nesta eleição.

O escolhido para ser o vice de Opuszka será o delegado Pedro Filipe. Durante a convenção, o PT apresentou 28 candidatos a vereador, dos quais nove são mulheres. A legislação eleitoral prevê que 30% das candidaturas devem ser preenchidas por mulheres.