Vereadora negra recém-eleita em Curitiba recebe ameaça de morte

PT vai registrar queixa no 1º distrito policial na manhã de segunda (7)




FonteBrasil de Fato Paraná

Vereadora recém eleita recebeu ameaças por e-mail. Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Desde que foi eleita vereadora, a terceira mais votada da capital paranaense, com 8874 mil votos, e a primeira vereadora negra da História de Curitiba, Carol Dartora (PT) já enfrentou de ataques racistas até comentários do prefeito reeleito Rafael Greca (DEM), ignorando o racismo estrutural presente na cidade.

Hoje (6), a vereadora divulgou em suas redes sociais ameaça de morte feita contra ela.

Em e-mail, aparentemente criado por um fórum anônimo chamado Dogolachan, aproveita dados roubados de um analista de sistemas, cuja assinatura está no e-mail e em vários outros ataques, caso da vereadora Duda Salabert, de Belo Horizonte (MG). Contra Dartora, o email traz uma mensagem racista com ofensas gritantes e ameaças contra a vida da professora estadual e vereadora – citando inclusive o endereço residencial.

Nesses dias, ameaça semelhante já ocorreu contra Ana Lúcia Martins, primeira vereadora negra, também do Partido dos Trabalhadores, a ser eleita em Joinville (SC).

O Setorial de Combate ao Racismo, do PT Paraná, expressou apoio a Dartora (veja nota abaixo). O Partido, de acordo com Ângelo Vanhoni, presidente municipal, vai registrar queixa no 1º distrito policial, na manhã de segunda (7). O Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber) também está acompanhando o caso. Já o mandato de Dartora deve organizar medidas de segurança.

Em conversa com o Brasil de Fato Paraná, ainda nesta tarde, Dartora forneceu a nota com que combate esse crime absurdo. Num dos trechos, o documento diz: “Querem nos silenciar antes mesmo de tomarmos posse.  Querem diminuir nossa grito por liberdade e justiça. Porém sigo ainda mais resoluta a lutar por um mundo onde todos e todas tenham direito e acesso a igualdade e dignidade”.