Câmara de Curitiba recebe iluminação especial pelo Dia da Visibilidade Trans

Palácio Rio Branco foi iluminado com as cores rosa, branco e azul





Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

O Palácio Rio Branco, prédio histórico da sede da Câmara Municipal de Curitiba, recebeu na noite desta sexta-feira (29) uma iluminação especial nas cores rosa, azul e branca em celebração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans. A iniciativa atendeu um pedido da vereadora Professora Josete (PT) junto à Mesa Diretora da CMC.

Em 29 de janeiro de 2004 lideranças do movimento pelos direitos de pessoas trans se reuniram no Congresso Nacional pela primeira vez para lançar a campanha “Travesti e Respeito”, do Ministério da Saúde. A campanha foi a primeira idealizada e organizada por esta população para promoção do respeito e da cidadania. Desde então, a data é comemorada por ativistas e militantes LGBTs e entidades parceiras com diversas ações em defesa dos direitos de pessoas trans.

O Dia da Visibilidade Trans também é momento de denúncia diante dos altos índices de violência contra a população trans. Pelo 13º ano consecutivo, o Brasil ficou na liderança do ranking de países onde mais pessoas trans são assassinadas. Conforme dossiê da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) divulgado nesta sexta-feira, 175 mulheres trans foram assassinadas em 2020. Isso sem contar as subnotificações e o aumento no número de suicídios.

Também nesta semana, em Curitiba, a estufa do Jardim Botânico foi iluminada com cores azul, rosa e branco. A ação fez parte da programação da Assessoria de Direitos Humanos – Politicas da Diversidade Sexual da Prefeitura – para destacar a importância da data.