Ratinho levou chapéu na Sputinik V com ajuda de Lula

Ex-presidente ajudou que vacinas russas fossem produzidas pelo Consórcio do Nordeste





Foto: Leandro Taques

A falta de vacinas no Paraná pode ter o dedo do ex-presidente Lula. E a falta de mão do Governo Bolsonaro. A vacina russa Sputinik V era alvo de negociações do governador Ratinho Junior (PSD), que tinha separado R$ 220 milhões para produzir o imunizante no Tecpar.

Mas os ataques da turma bolsonarista e o negacionismo fizeram com que Kirill Dmitriev, diretor do Fundo de Investimento Direto Russo, desconfiasse do governo bolsonarista de Ratinho Junior.

Aí que entrou o chapéu de Lula e sua influência junto a Vladimir Putin. Segundo admitiu o ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão, coube ao ex-presidente usar sua influência para que o Brasil produzisse a vacina. Só que a vacina não seria mais produzida no Paraná. Agora, a produção iria para o nordeste, com apoio do consórcio local.

“Os representantes do fundo russo não fizeram reclamação direta, mas ficou evidente na apresentação do cientista da empresa uma certa irritação em relação a essa visão distorcida por parte do governo e de alguns setores da sociedade”, contou Temporão ao UOL.

O Paraná está pagando caro pela visão extremista e ideológica de seu governador, principal aliado de Bolsonaro, na política externa e, por consequência, na falta de vacinas. Ratinho, por exemplo, não assinou a carta dos governadores que aborda a intenção de compra de vacinas.