Ato em defesa da vida cobra medidas mais rígidas contra a Covid-19 em Cascavel

Ato denunciou ausência de medidas efetivas de prevenção ao vírus por parte do prefeito Leonaldo Paranhos





Faixa e cruzes foram fixadas nesta segunda-feira em frente a prefeitura de Cascavel. Foto: Comunicação Frente Brasil Popular

Integrantes da Frente Brasil Popular realizaram ato em defesa da vida na manhã desta segunda-feira (15) em frente à Prefeitura de Cascavel, no Oeste do Paraná, com intuito de prestar solidariedade aos entes queridos das vítimas da Covid-19 e denunciar a ausência de medidas efetivas no combate ao vírus por parte do prefeito Leonaldo Paranhos (PSC). Foram fixadas simbolicamente cruzes, representando as mais de 400 vidas levadas pela doença e reivindicando rigor pelo poder público municipal com isolamento social.

Infectologistas têm alertado que a combinação entre o isolamento social e ampla vacinação é a melhor forma de conter a propagação do vírus. Com a vacinação a passos lentos e a transmissão da covid-19 em Cascavel fora do controle, o isolamento social efetivo é a solução na contenção do vírus.

Cascavel e região encontra-se em meio ao caos com o sistema de saúde colapsado pela falta de leitos, medicamentos e profissionais especializados. De acordo com a Frente Brasil Popular, a negação do prefeito em decretar medidas mais rigorosas para interromper a progressão acelerada do contágio e mortes, demonstra falta de compromisso e responsabilidade da prefeitura no combate a pandemia no município.

Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), que realizam estudos em Cascavel e outras cidades do Paraná sobre a disseminação da Covid-19, alertam que a projeção é de que dentro de duas ou três semanas Cascavel atinja 35 mortes por dia, conforme noticiado no portal local Catve. De acordo com análise do Inpa, o método mais eficaz de alterar o cenário apontado pela projeção da pesquisa é a realização de um lockdown por pelo menos 21 dias.

Os organizadores do ato desta segunda-feira destacam que “é necessário que a população enxergue a seriedade do que estamos vivendo com a ampliação de casos e vidas perdidas devido à falta de compromisso da prefeitura com a efetivação de um isolamento social rigoroso e políticas públicas de proteção social que possa proporcionar uma renda mínima aos munícipes em vulnerabilidade social e linhas de crédito para os pequenos empresários”.

Para terminar, a FBP destaca que o isolamento social já demonstrou ser a medida mais eficaz para evitar a ampliação da tragédia e que medidas mais rígidas de prevenção devem ser adotadas em Cascavel e região.