Câmara de Curitiba aprova sugestão de gratificação para trabalhadores da linha de frente

Apenas sete vereadores votaram contra medida proposta pela vereadora Carol Dartora (PT) que prevê compensação financeira para os profissionais





Foto: Mileny Mello/PMM

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou hoje (17) uma sugestão legislativa, de autoria da vereadora Carol Dartora (PT), para que o prefeito, Rafael Greca (DEM), implante uma gratificação temporária aos empregados e servidores públicos da saúde que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus. Apenas sete vereadores votaram contra a indicação

O pedido é de que a compensação seja estipulada em 20% sobre o vencimento inicial ou salário do profissional, paga enquanto durar a pandemia. Segundo a vereadora, a proposta segue o exemplo de outras cidades e até de governos estaduais que já adotaram medida semelhante.

“Os trabalhadores da saúde precisam desse aporte porque, além colocarem suas vidas em risco para conseguir dar o devido atendimento à população curitibana, têm ultrapassado os limites humanos de horas trabalhadas, chegando à exaustão, o que tem provocado vários problemas físicos e mentais”, justificou a Carol Dartora.

Durante a discussão da matéria, a vereadora acrescentou que oferecer melhores condições para os profissionais da saúde, principalmente neste momento de crise sanitária, beneficia o Sistema Único de Saúde (SUS) e toda a sociedade. Segundo ela, essa ajuda é fundamental para que os trabalhadores tenham condições de cuidar da saúde física e mental.

Colocada em votação, a sugestão recebeu o apoio da maioria. Apenas sete vereadores se posicionaram contra. São eles: Amália Tortato (Novo), Denian Couto (Pode), Eder Borges (PSD), Ezequias Barros (PMB), Indiara Barbosa (Novo) Marcelo Fachinello (PSC) e Pastor Marciano Alves (Republicanos). Por se tratar de questão salarial dos servidores, a implantação da gratificação sugerida depende de ato do prefeito municipal.

Reconhecimento à dedicação

Em Santa Catarina, funcionários da saúde vinculados ao governo estadual e que atuam no combate à pandemia recebem um tipo de compensação financeira desde o ano passado.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, “trata-se de um reconhecimento aos profissionais que estão se arriscando para proteger a vida dos cidadãos”.

No Mato Grosso, lei concedendo a gratificação está em vigor desde julho de 2020. Segundo o governo estadual, os valores do aporte variam de R$ 500 a R$ 2.500, de acordo com o cargo do servidor.

Em Maringá, a gratificação foi proposta pelo prefeito, Ulisses Maia (PSD), e aprovada pelos vereadores da cidade na última quinta-feira (11). Os servidores que atuam na linha de frente passarão a receber um adicional de 20%, até o fim da pandemia.

Capitais também aderiram. É o caso de Natal (RN). O prefeito, Álvaro Dias (PSDB), sancionou a lei em junho de 2020. Segundo a prefeitura da capital potiguar, a ajuda atende 11 mil servidores do município.