Assistentes sociais de Curitiba começaram a ser vacinados contra a covid-19 nessa semana

Os assistentes sociais de Curitiba precisam realizar o cadastro no site ou aplicativo Saúde Já





Foto: Pedro Ribas/SMCS

Todos os e as assistentes sociais que moram e atuam na cidade de Curitiba começaram a ser vacinados contra o coronavírus a partir dessa segunda-feira (21). Os profissionais foram incluídos entre as categorias profissionais de saúde que ainda não haviam sido contempladas entre os grupos prioritários. Anteriormente, apenas os assistentes sociais que trabalhavam em hospitais, clínicas, unidades e outras instituições de saúde haviam sido contemplados.

“Fizemos várias ações e incidências nos municípios e Estado do Paraná para a priorização da nossa categoria, com a reivindicação da vacinação das/dos profissionais, que desde o início da pandemia têm atuado na linha de frente de diversos serviços essenciais e políticas públicas que são vitais para a população nesse momento. Reafirmamos que também continuaremos nas mobilizações e incidências até toda a população ser vacinada, no entendimento que a vacina é um direito de todas e todos”, ressalta a presidente do CRESS-PR, Andréa Braga.

A conquista da vacinação por parte desses profissionais foi resultado de um processo de intensa mobilização de profissionais em todo o Estado e que contou com a realização de mobilizações, protestos, articulação e encontros com representantes do Poder Público e Ministério Público. A reivindicação se intensificou no final de maio. Em alguns locais do estado, a contaminação de profissionais das políticas de Assistência Social chegou a 25%. Ao todo, pelo menos 16 assistentes sociais já morreram em decorrência da covid-19 no Paraná.

Os assistentes sociais de Curitiba precisam realizar o cadastro no site ou aplicativo Saúde Já, disponível em Android ou IOs, com o preenchimento do CPF e da data de nascimento. Após o registro, é necessário aguardar a sua vez. Cada pessoa receberá a notificação com a data, hora e local de vacinação.