Ricardo Barros é aguardado na semana que vem para depor à CPI

Deputado quer prestar depoimento antes do recesso





Deputado deve depor antes do recesso do Senado. Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O deputado federal Ricardo Barros (PP), líder do governo, é aguardado para depor à CPI da Pandemia na semana que vem (20). Ele é suspeito de ser o operador do contrato da Covaxin, alvo de investigação da Comissão. Barros teria sido apontado pelo presidente Jair Bolsonaro como chefe do esquema, segundo relato dos irmãos Miranda em encontro com o presidente.

Barros também é suspeito na negociação com a vacina russa Sputinik V. A vacina foi comprada US$ 2 mais cara (20%) do que o consórcio do Nordeste. O deputado paranaense seria lobista da União Química e foi responsável pela vacina não ser produzida no Paraná pelo governo do estado, beneficiando a farmacêutica.

No requerimento de convocação de Ricardo Barros, é reforçado pela CPI que a intenção é “apurar as ações e omissões do Governo Federal no enfrentamento da Pandemia da Covid-19 no Brasil e as possíveis irregularidades”.

Sobre o líder do Congresso na Câmara, Bolsonaro disse que deve aguardar o depoimento dele à CPI para tomar algum tipo de providência. O deputado se defende das acusações: “Mais uma vez pedi ao STF que marque meu depoimento na CPI ainda nesta semana. Meu nome já foi citado 96 vezes. Cancelaram minha ida no dia 08 sem justificativa. Não estou tendo direito à defesa”.