Deputado cobra votação de projeto que obriga uso de câmeras de vídeo em fardas e viaturas

Guarda Municipal de Curitiba adotará uso de câmeras em período de testes





Deputado Tadeu Veneri. Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

O deputado Tadeu Veneri (PT) utilizou a sessão de terça-feira (26) para cobrar da presidência da Comissão de Constituição e Justiça a votação do projeto 448/2019 que prevê a instalação de câmeras de vídeo nas viaturas e uniformes dos policiais. O modelo já está sendo adotado pela prefeitura de Curitiba em caráter de testes.

De acordo com o deputado, esse sistema traz segurança para o policial e para a população. Ele visa reduzir a violência policial. “Outros estados estão usando as câmeras e a redução de casos de violência contra a população e os policiais chega a 80%, em alguns casos”, afirmou Veneri.

Em São Paulo, após a instalação das câmeras em junho, a polícia atingiu a menor taxa de letalidade em 8 anos. As mortes caíram 54%. O programa Olho Vivo ocorre em 18 batalhões e instalou 3 mil câmeras. A estimativa é de atingir 7 mil câmeras até o início de 2022.

Já no Paraná, o projeto 448/2019  de Veneri está parado há dois anos. Para ele, existe resistência de deputados em aumentar a fiscalização. “Cada um na sua função e cada um respeitando e sendo respeitado. Este é um projeto para o bem da sociedade e dos policiais pois ajuda a confrontar versões e elucidar dúvidas”, afirmou Veneri.

De acordo com o projeto, as câmeras serão instaladas nas viaturas da PM, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, além dos uniformes dos policiais. As imagens serão integradas ao sistema de comunicação e devem permanecer no banco de dados por cinco anos.

A ideia é melhorar a qualidade das provas e “evitar abusos, justificaria atos e produziria provas para demonstrar a transparência da atividade policial”, diz o projeto.