Centrais apoiam greve dos caminhoneiros autônomos

Categoria protesta contra encarecimento do diesel e esmola de Bolsonaro





Foto: Alan Santos/PR

Os caminhoneiros autônomos podem contar com apoio das Centrais Sindicais na paralisação do próximo dia 1 de novembro, dentro do Feriado de Finados. A categoria decidiu se mobilizar contra a alta constante do diesel em 2021. O produto já subiu 65,3% em 2021. Em contrapartida, o Governo Federal sinalizou com uma ajuda de R$ 400 para os profissionais. Proposta que não deve ser mantida, pois foi considerada uma “esmola” pelos caminhoneiros.

Na nota das Centrais, as entidades destacam o encarecimento dos custos para esses trabalhadores. “A inflação se expressa na alta dos preços da energia elétrica e dos combustíveis que são de responsabilidade do governo federal que, mais uma vez, nada faz”, enfatizam.

As entidades ainda criticam a política do Governo Bolsonaro na Petrobras que tem contribuído para a elevação dos custos. “A privatização da Petrobras, a desmobilização da produção nacional de refino de petróleo, a gestão voltada aos interesses de curto prazo dos acionistas não respondem aos interesses do país e da nação”.