Leilão de lote deve trazer pedágio de novo a Curitiba

concessionária contratada também deverá arcar com aproximadamente R$ 5,2 bilhões em custos operacionais durante o período.





Pedagio na BR 277 em Sao Luiz do Puruna na cidade de Balsa Nova nesta quarta-feira (22). Balsa Nova, 22/05/2019 - Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

E o pedágio? Ele tá voltando. De acordo com o Governo do Paraná, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realiza no dia 25 deste mês o leilão do primeiro lote da nova concessão rodoviária do Paraná. O destaque fica para a BR-277, ocupando 227,8 quilômetros do total de 473 quilômetros do Lote 1.

Ainda segundo o governo, “os contratos preveem que as principais intervenções sejam executadas nos primeiros anos dos 30 anos de vigência. A concessionária contratada também deverá arcar com aproximadamente R$ 5,2 bilhões em custos operacionais durante o período.

Este leilão e os próximos ainda são alvos de críticas da oposição. Ainda mais porque a União poderá pagar parte das obras de concessões, para destravar investimentos estratégicos e reduzir o valor do pedágio. É o que comenta o deputado Arilson Chiorato: “Infelizmente, a pressa e a pressão feita pelo Governador Ratinho em acelerar as negociações do pedágio garantiu ao Paraná o modelo desenhado por Bolsonaro, que beneficia só as concessionárias”.

A bancada de oposição já encaminhou à (ANTT) uma série de pedidos de explicações sobre itens do edital de licitação do Lote 2 do programa de concessão de rodovias do Paraná (PRVias).