Curitibano ‘Ferrugem’ é selecionado para Festival de Sundance

Dirigido por Aly Muritiba, filme terá estreia mundial no festival norte-americano.





Cena do filme "Ferrugem". Foto: Divulgação.

“Ferrugem”, novo longa-metragem de Aly Muritiba, terá sua primeira exibição no prestigiado festival de Sundance. A seleção, publicada quarta-feira (29), revelou os nomes dos 110 filmes escolhidos pelo festival.

Muritiba é baiano, mas radicado em Curitiba há anos. Na cidade estudou cinema e abriu a produtora Grafo, por onde realizou seus já muitos filmes. Sua carreira ganhou salto visível depois que o curta-metragem “A Fábrica”, de 2011, entrou na pré-lista do Oscar. Embora o filme não tenha sido aceito para a competição, o burburinho em torno da obra e suas dezenas de prêmios em festivais ao redor do mundo carimbaram no diretor uma espécie de selo de qualidade.

Em uma carreira sempre ascendente, lançou “Para Minha Amada Morta” em 2015, alcançando no Festival de Brasília seis prêmios, entre eles o de melhor diretor.

Em setembro deste ano, o cineasta lançou nos cinemas o documentário “A gente”, realizado em 2013 (leia entrevista com Aly Muritiba realizada à época do lançamento).

Cartaz do filme “Ferrugem”. Foto: reprodução.

“Ferrugem”, seu segundo longa-metragem de ficção, conta com Enrique Diaz no elenco, além dos jovens Giovanni de Lorenzi e Tifanny Malaquias, que interpretam Renet e Tati. O filme discute o comportamento da sociedade frente a crimes cometidos na internet. Na trama, fotos íntimas de Tati são publicadas desencadeando todo o drama. As filmagens envolveram uma equipe numerosa e cerca de 30 atores.

Do Brasil também foi selecionado um outro filme, o “Benzinho”, do carioca Gustavo Pizzi. O cineasta é o mesmo diretor do excepcional “Riscado”, de 2010. Os dois representantes brasileiros estarão tendo estreia mundial no festival.

O festival de Sundance é conhecido como uma das principais vitrines de filmes independentes. Será realizado de 18 a 28 de janeiro de 2018 em Park City, Utah, nos Estados Unidos.