Temer “suborna” Silvio Santos para defender reforma da Previdência

Presidente deu nota de 50 reais ao apresentador em alusão ao "Topa tudo por dinheiro". Fato foi encarado como “um gesto revelador”, especialmente em um canal de televisão que deveria respeitar as regras que concessões públicas estão sujeitas





Aparição de Temer no SBT foi acertada ao longo do mês durante encontros entre o presidente e o dono da empresa. Foto: Ascom Planalto

Na noite do domingo (28/1), o presidente Michel Temer participou do programa do empresário e apresentador Silvio Santos. Ao lado do dono do SBT, Temer defendeu a reforma da previdência em mais um esforço de “popularizar” as mudanças e conseguir sua aprovação no Congresso Nacional.

Em uma espécie de “bate bola”, sem qualquer contraponto do apresentador ou posição crítica à reforma, a dupla falou sobre a proposta que promoverá mudanças significativas nas aposentadorias de milhões de pessoas. A conversa prosseguiu sem nenhuma citação sobre o atual momento político do país ou menção a série de escândalos de corrupção que envolvem Temer e seus ministros.

Utilizando um canal de televisão que funciona por concessão pública, o apresentador tomou posição sobre a reforma e, ao final da entrevista, Temer deu uma nota de 50 reais para Silvio em alusão ao programa “Topa tudo por dinheiro”. O fato ganhou repercussão nas redes sociais. Vários internautas se indignaram com aquilo que entenderam como “um gesto revelador do caráter da entrevista”, especialmente por se tratar de canal de televisão que deveria respeitar as regras da pluralidade que as concessões estão sujeitas.

Pelo Twitter, Michel Temer comentou sua participação. “Foi uma honra e uma alegria participar do programa do Silvio Santos, no SBT. Tive a oportunidade única de explicar a importância de uma reforma da Previdência mais justa para todos e que combata os privilégios”, escreveu Temer, que também publicou fotos do programa.

Encontros constantes

A entrevista com Michel Temer foi acertada ao longo do mês de janeiro em encontros entre o presidente e apresentador. Um deles também foi comentado pelo presidente em suas redes sociais. Na oportunidade, o presidente escreveu mensagem na qual dizia que “o esforço pela reforma da Previdência começa a ter resultado”.

“Convidado por Silvio Santos para um almoço em sua casa, ontem, fiquei entusiasmado com o interesse do apresentador no tema e acertamos que vamos debater o assunto em programas do SBT”, escreveu na postagem.

O encontro, que durou mais de três horas, não foi divulgado pela imprensa oficial do Planalto. Temer estava acompanhado do ministro Moreira Franco (Secretaria-Geral), responsável pela distribuição de verbas publicitárias no governo federal, e do marqueteiro Elsinho Mouco.

“Apoio voluntário”

Em abril do ano passado, o SBT veiculou propagandas a favor da reforma da Previdência. O canal utilizou seu narrador oficial para fazer perguntas apocalípticas ao telespectador.

O dono do SBT – que já foi responsável pela Aposentec, empresa que pertencia ao Grupo Silvio Santos e que oferecia planos de previdência privada com foco nas classes C e D, mesmo público-alvo dos programas apresentados por Silvio – teria decidido apoiar “voluntariamente a reforma, convencido da importância da pauta”, segundo divulgado na época pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência.

“Você sabia que se não for feita a reforma da Previdência você pode deixar de receber seu salário?” e “Você sabe que alguns estados brasileiros estão sem dinheiro para pagar suas contas? Você quer que aconteça o mesmo com o Brasil?”, diziam os anúncios, sem dar maiores explicações sobre o tema.

Confira a participação de Michel Temer no programa de Silvio Santos.