Prefeitura de Curitiba notifica para retirada de pinos em banco na via pública

Prefeitura manda retirar pinos em banco após polêmica que se revelou fakenews





Foto: Manoel Ramires/Porém.net

A Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal do Urbanismo e Assuntos Metropolitanos, notificou nesta terça-feira (6/2) os responsáveis pela instalação indevida de uma estrutura metálica com pinos em um banco na calçada da Travessa Nestor de Castro, no Centro. A retirada ocorre após o Porém.net publicar a reportagem “Banco com pinos não é obra de Greca” e checar uma fakenews atribuindo ao atual prefeito a instalação no local.

Segundo a gestão, “as saliências pontiagudas do banco na via pública estão em desacordo com o Código de Posturas da cidade porque podem ferir alguém. A notificação exige que a estrutura seja retirada e, caso isso não ocorra, será aplicada multa no valor de R$ 812”.

A Prefeitura ainda orienta que “em situações como esta, os cidadãos podem formalizar sua reclamação através da Central 156, que funciona pelo telefone 156 ou pelo chat de atendimento on-line no Portal de Atendimento ao Cidadão: http://www.central156.org.br”.

Entenda o caso

A imagem de um banco com pinos tem circulado na internet como sendo em Curitiba. Seria uma ação do governo do prefeito Rafael Greca de fazer a higienização social da cidade, expulsando moradores em situação de rua do centro da cidade.

Embora realmente exista um banco e uma pequena praça com esses pinos localizado na rua Nestor Castro, próximo a Catedral de Curitiba, ela não é obra do atual prefeito. A reportagem do Porém conversou com comerciantes do local. Eles informaram que os pinos existem há pelo menos sete anos, ainda na gestão de Luciano Ducci. Todavia, não é uma ação da gestão pública, mas de moradores locais.

O banco com os pinos pode ter sido associado ao prefeito Rafael Greca por causa da sua política considerada higienista. Quando assumiu, ele fechou casas de passagem, guarda volumes na Praça Osório e lavou calçadas do centro da cidade, “expulsando” os moradores de rua.