Governo do PR abre inscrições do concurso para agentes de cadeia

Serão contratados 1.156 agentes em regime PSS com salários de R$ 3 mil





O Governo do Paraná abriu nesta segunda-feira (4) as inscrições para o concurso que vai contratar 1.156 agentes de cadeias públicas em regime de Processo Seletivo Simplificado (PSS) para todas as regiões do Estado. O período de inscrição vai das 9h desta segunda-feira até às 17h do dia 12 de junho, e não há taxa para participar. O salário oferecido para a função é de R$ 3.024,16, e a previsão de início na função é no dia 21 de julho.

A classificação provisória dos candidatos será divulgada no dia 14, nos sites www.sesp.pr.gov.br, www.depen.pr.gov.br e também no Suplemento de Concurso do Diário Oficial do Estado (DIOE). Já a classificação final será divulgada até o dia 21 de junho, e a partir do dia 22 começa o prazo para comprovação dos títulos.

Os 1.156 cargos oferecidos serão divididos em 982 vagas masculinas e 174 vagas femininas, conforme o edital. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais em regime de plantão de 12h x 36 h, com duas folgas mensais. A escolaridade mínima exigida é o Ensino Médio completo.

O edital suprirá contratos dos agentes de cadeias públicas que se encerram em junho, ou seja, as contratações não irão aumentar o efetivo de servidores. Efetivamente serão feitas recontratações por meio deste edital.

Os agentes de cadeia pública são responsáveis, principalmente, por orientar, vigiar, fiscalizar, revistar e conduzir os detentos em unidades penais e cadeias públicas, apreendendo objetos suspeitos ou não permitidos.

Do total de vagas, 221 são para a região de Curitiba e as demais serão divididas entre unidades do interior – Ponta Grossa, Guarapuava, Londrina, Cornélio Procópio, Maringá, Umuarama, Cascavel e Francisco Beltrão.

Confira o edital.