Cida Borghetti oferece 1% de reajuste ao funcionalismo público

Sem reajuste desde 2016, servidores do Paraná somam perdas de quase 12%





Mesa de negociação entre governo e servidores nesta segunda-feira (25). Foto: Orlando Kissner/ANPr

A governadora Cida Borghetti (PP) encaminhará nesta segunda-feira (25), à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), uma mensagem de lei propondo um percentual de 1% de reajuste ao funcionalismo público do Paraná. A oficialização do índice, abaixo dos 2,76% relativo a inflação dos últimos 12 meses, foi feito em reunião na manhã desta segunda-feira (25) com a coordenação do Fórum Estadual dos Servidores (FES).

Além de anunciar o percentual, a governadora se comprometeu a regularizar a carreira dos praças da Polícia Militar, implantar a gratificação do Tempo Integral e Dedicação Exclusiva (TIDE) aos professores das universidades estaduais e o quitar R$ 281 milhões em promoções e progressões dos servidores estaduais em 2018.

Sem reajuste desde 2016 e com perdas que somam quase 12%, os representantes dos servidores e servidoras do Estado rechaçaram a proposta e seguirão mobilizados em vigília em frente ao Palácio do Iguaçu até que governo sinalize no mínimo com o índice de 2,76%, mesmo percentual de reajuste aos servidores de outros poderes: Assembleia Legislativa, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e Defensoria Pública.

Logo após a reunião, a coordenação do FES convocou os servidores para reforçar as mobilizações da vigília pela data-base da categoria. O deputado estadual Professor Lemos (PT), que participou da reunião, pronunciou-se logo após o encontro e disse que as negociações não encerraram. Ele reafirmou que o governo tem condições de pelo menos pagar o mesmo índice propostos aos servidores dos demais poderes.