Lula sobe o tom contra o STF e Fachin

Em carta lida por Gleisi Hoffmann no senado, ex-presidente acusa Fachin e ministros de manobras





Foto: Leandro Taques

O ex-presidente Lula elevou o tom contra o Supremo Tribunal Federal (STF), principalmente contra o ministro Edson Fachin. Em carta lida pela senadora Gleisi Hoffmann no senado nessa terça-feira (3), Lula mudou o discurso sobre confiar na justiça. O posicionamento ocorre após a pesquisa Ibope confirmar a liderança dele na pesquisa presidencial e após o STF mais uma vez tomar decisões que inibem a possibilidade de liberdade.

Logo na abertura da carta, o ex-presidente, detido há quase 90 dias em Curitiba, afirma que está sendo vítima de “manobras”. Ele, que antes e durante a prisão dizia confiar na justiça, agora admite que está sendo vítima de uma farsa montada pela força tarefa da Lava Jato, TRF-4 e agora STF.

“Tudo isso me leva a crer que já não há razões para acreditar que terei Justiça, pois o que vejo agora, no comportamento público de alguns ministros da Suprema Corte, é a mera reprodução do que se passou na primeira e na segunda instâncias”, constatou em carta lida pela senadora Gleisi Hoffmann.

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

No STF, o principal alvo de Lula é o ministro Edson Fachin, relator dos processos da Lava Jato. O ex-presidente entende que o paranaense indicado por Dilma tem atuado de forma a impedir a liberdade de Lula. A última manobra foi arquivar analise de recurso na segunda turma que ocorreria no dia 26.

“Cabe perguntar: por que o relator, num primeiro momento, remeteu o julgamento da cautelar diretamente para a Segunda Turma e, logo a seguir, enviou para o Plenário o julgamento do agravo regimental, que pela lei deve ser apreciado pelo mesmo colegiado competente para julgar o recurso?”, questiona.

Para o líder das pesquisas eleitorais, “se não querem que eu seja Presidente, a forma mais simples de o conseguir é ter a coragem de praticar a democracia e me derrotar nas urnas”.

Abaixo assinado pede que STF e STJ anulem prisão de Lula
Nesta segunda-feira (2), um abaixo assinado direcionado ao Supremo Tribunal Federal e ao Superior Tribunal de Justiça pedem que Lula seja libertado. Segundo o texto, “o cárcere açodado do ex-presidente Lula fere de morte a Constituição brasileira que prevê ser qualquer pessoa considerada inocente até transitada em julgada a sentença condenatória”.