SINDARSPEN pede que presos de facção criminosa sejam transferidos para presídio federal

19 presos ligados a uma facção nacional foram transferidos recentemente




FonteSindarspen

Foto: Itawi Albuquerque/ TJ/AL

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná solicitou a autoridades do Judiciário e do Executivo, nesta terça-feira (2/10), que tomem as providências para que 69 presos de uma facção criminosa do Paraná sejam transferidos para um presídio federal.

Os detentos estão em Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG) desde o fim da rebelião na Casa de Custódia de Curitiba, no início de julho. Na PEPG, os faccionados têm tentado tumultuar o funcionamento da unidade e, mais recentemente, passaram a fazer ameaças aos agentes penitenciários.

Entre os órgãos que receberam a solicitação, estão a Secretaria de Segurança Pública, Tribunal de Justiça do Paraná e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público (GAECO).

No último sábado, após denúncias do Sindarspen de risco de novos atentados no Complexo de Piraquara, foram transferidos para a Penitenciária Federal de Catanduvas 19 presos ligados a uma facção nacional.

Considerada uma das melhores unidades penais do Paraná, a PEPG foi inaugurada em 2003 e é uma das poucas penitenciárias estaduais totalmente automatizadas.