Apenas 224 médicos se apresentaram no programa Mais Médicos

Governo contabiliza 97,2% das vagas preenchidas




FonteInformações Agência Brasil

Embarque de médicos cubanos no aeroporto de Brasília.Foto: Karina Zambrana

A conta-gotas. Essa tem sido a receita dos profissionais que já se apresentaram em Unidades Básicas de Saúde para integrar o programa Mais Médicos. É o que aponta nota técnica do Ministério da Saúde. Mesmo assim, o Governo Federal comemora a quantidade de inscritos para substituir os médicos cubanos que já estão deixando o país. As inscrições para adesão ao Projeto Mais Médicos para o Brasil serão efetuadas via internet, através do Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP), acessível pelo endereço eletrônico maismedicos.gov.br

De acordo com o último balanço, 97,2% das vagas do novo Edital do Programa Mais Médicos já foram preenchidas. São 30.734 inscritos com registro (CRM) no Brasil. Desse total, 21.407 foram efetivadas e 8.278 profissionais já estão alocados no município para atuação imediata. Na apresentação ao município, que vai até 14 de dezembro, o médico deve entregar todos os documentos exigidos no edital.

“Com a alta procura e a apresentação imediata do médico ao município, a expectativa é de suprir a ausência do médico cubano com o médico com CRM o mais rápido possível”, afirmou o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

De volta para casa

O ex-presidente e líder do Partido Comunista de Cuba, Raúl Castro, recebeu, no começo da semana, 201 profissionais cubanos que integravam o programa Mais Médicos no Brasil e que chegaram a Havana. Acompanhado do segundo do partido, José Ramón Machado, e de um grupo de líderes políticos, Castro foi até o avião para cumprimentar os profissionais. A estimativa é que, de forma escalonada, até dezembro, os outros 8.332 profissionais de Cuba vinculados ao Mais Médicos regressem ao país de origem.