Deputados paranaenses querem impedir reajuste do pedágio previsto para sábado

41 parlamentares assinaram requerimento direcionado à governadora Cida Borguetti para não autorizar o reajuste





Foto: ANPr

41 deputados estaduais assinam requerimento solicitando à governadora Cida Borguetti (PP) que não seja realizado o reajuste das praças de pedágio do Paraná. O pedido foi feito depois que a Justiça Federal do Paraná interviu na Praça de Jacarezinho, administrada pela Econorte, mandou reduzir o valor dos preços cobrados e o bloqueio de R$ 1 bilhão. Agora, a iniciativa dos parlamentares é de que o reajuste não seja efetuado em 1 de dezembro.

No documento encaminhado à Cida e a DER (Departamento de Estradas e Rodagem), os deputados alegam que há “graves irregularidades denunciadas e que são objetos de investigações no âmbito da Polícia Federal e da Justiça Federal do Paraná”. Para os 41 dos 54 deputados, as altas tarifas praticadas no estado oneram excessivamente o usuário s “há indícios de superfaturamento de obras, em razão dos termos aditivos e atos administrativos nos últimos anos”.

As irregularidades nos contratos foram alvos da 48ª fase da Operação da Lava Jato. Ela apura corrupção, fraude a licitações e lavagem de dinheiro na gestão das concessões de rodovias federais no Paraná. Das seis prisões ocorridas em fevereiro desse ano, estava o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem no Paraná (DER-PR), Nelson Leal. O governo do estado, há época comandado por Beto Richa (PSDB), também foi alvo da investigação.

Na época das prisões, o procurador do MPF, Diogo Castor de Mattos alegou que “o usuário final acabou sendo prejudicado por uma tarifa alta, que era desviada para outro propósito que não o interesse público”.

Para os deputados, o cancelamento do reajuste é fundamental para defender os interesses dos paranaenses. “As investigações realizadas pela Polícia Federal, MPF e apoio do Governo do Paraná têm servido de esperança ao povo”, defendem.

Requerimento de cancelamento do reajuste tem 41 assinaturas