Janine Mathias prepara dois novos clipes e lançamento de disco físico para 2019

Brasiliense radicada em Curitiba lançou em 2018 seu primeiro álbum, Dendê, em show com participação do rapper Criolo





Janine Mathias. Foto: Renato Nascimento

2018 foi um ano de realizações e conquistas para Janine Mathias, cantora e compositora brasiliense que reside em Curitiba desde 2009. Além de lançar o primeiro álbum, o Dendê, em show com participação do rapper Criolo, ela estreou clipe com participação do rapper Rincon Sapiência da música que dá nome ao disco. Com produção musical de Eduardo Brechó e Renato Parmi, o álbum é um retrato da música popular contemporânea, trazendo a pegada do rap com a leveza melódica do samba e incorporando elementos eletrônicos.

O álbum tem canções de Leandro Lehart, Martinho da Vila, Tássia Reis e Val Andrade, além de composições próprias. “Musicalmente ele [o Dendê] é o que em mim tudo tempera. É o óleo que azeita, fortifica, unta, apazigua e ganha outras formas, usos e significados”, ressalta a cantora.

A sonoridade do single que dá nome ao álbum é um diferencial nas 10 faixas que compõe o álbum. “Eu sou uma mulher negra, minha música pulsa o “pancadão” e me importo com o que nasce nas raízes da favela. Pensando em tudo isso, esse single surgiu no estúdio, já no último dia de gravação. Eu estava brincando que, quando tivesse 50 anos, faria um funk. E não é que fiz bem antes disso?”, brinca.

Já o videoclipe da música foi idealizado, dirigido e produzido por Maria Spector, da Caetana Filmes. “Quando conheci Janine e soube que seu novo cd se chamaria Dendê, vibrei de alegria e quis abraçar o projeto da forma que podia. Seu axé brasiliense se alinhou rapidamente com minha baianidade e não tinha como sair resultado melhor. Com uma equipe técnica basicamente feminina e um elenco inteiramente negro, pude, junto a Caetana, expressar também o saudosismo por minha terra e sua cultura de uma perspectiva completamente diferente. Por isso digo que esse trabalho foi, além de tudo, um aprendizado”, diz a diretora.

Foto: Renato Nascimento

Quero a fruta que sacia essa fome de vencer, nasci soberana, preta
Não me iludo com poder
Quem tem dendê, pode botar pra ferver
Quem tem dendê, chega no axé” – DenDÊ

A mistura de rap com samba também está presente na faixa Na Consolação, parceria de Janine com Lucas Trigueiro, composta há cinco anos e com alusão à cantora Elza Soares na letra. Elza é uma das referências de Janine que se identifica com a cantora também na questão do ativismo e do empoderamento da mulher negra e de sua ancestralidade. Militância presente em Pérola Negra, música de abertura do álbum. “O objetivo é transformar para melhor a vida de quem ouve. Nós mulheres negras aprendemos muito depois o valor de nossa existência”, diz Janine.

Paralelo a divulgação do álbum, Janine Mathias se apresenta desde 2015 por todo o Brasil com o show do projeto Samba da Nega, visto por mais de 10 mil pessoas ao longo dos anos.

Para 2019 está previsto lançamento de dois novos clipes. Um deles Janine releva, da música Maracatu do Meu Avô. O outro é segredo para o próximo ano. A cantora também trabalha para o lançamento de um disco físico. “2018 foi um ano de muitas conquistas, onde eu pude me fazer canal de muita coisa boa e principalmente rever meus passos. Só tenho que agradecer a todos que apoiaram e participaram disso tudo”, diz a cantora.

Confira abaixo o clipe de Dendê, de Janine Mathias com Rincon Sapiência.