Ratinho fala em pente fino de servidores e APP Sindicato cobra transparência

Governador espera economizar 2% com auditoria




FonteInformações AEN Paraná

O governador Carlos Massa Ratinho Junior. Foto: Jaelson Lucas/ANPr

O governador Carlos Massa Ratinho Junior determinou a contratação de uma auditoria externa, por meio de pregão eletrônico, para avaliar as folhas de pagamento dos servidores ativos do Poder Executivo e inativos da Paranaprevidência, de todos os Poderes. O anúncio foi feito nesta terça-feira (22), no Palácio Iguaçu, pouco antes da reunião de trabalho com o secretariado.

Ratinho Junior disse que o propósito da auditoria é revisar os gastos e detectar eventuais pagamentos em duplicidade, horas extras pagas sem direito, questões de pensões, pagamento a pessoas já falecidas, entre outras situações que podem ocorrer. “É um pente fino. A ideia é poder ser justo com quem trabalha direito e acabar com as injustiças”, afirmou.

A medida atinge os 175 mil servidores ativos e 122 mil inativos. A folha de pagamento mensal do Poder Executivo é de R$ 1,2 bilhão para ativos e R$ 700 milhões para inativos (aposentados e pensionistas). A expectativa do governo é de que os trabalhos comecem nos próximos 60 dias e que alguns relatórios sejam entregues ainda no primeiro semestre.

Para o presidente da APP Sindicato, Hermes Leão, a medida tem que ser transparente do lado do governo que deve se obrigar a honrar os compromissos com os servidores estaduais.

“Esperamos que a auditoria anunciada pelo governador Ratinho Jr seja exatamente para identificar possíveis irregularidades em pagamentos e/ou procedimentos. Que possa ser transparente e não fira os direitos adquiridos dos servidores. Que a economia anunciada possa reverter em cumprimento dos reajustes salariais em atraso dos servidores do Paraná”, cobrou Leão.