Centrais convocam brasileiros contra Reforma da Previdência

Manifestações estão programadas para todo o país neste dia 22




FonteCUT

Trabalhadores e trabalhadoras mobilizados em Curitiba contra a Reforma da Previdência. Foto: Gibran Mendes.

As Centrais sindicais e movimentos sociais realizam na próxima sexta-feira, 22 de março, o Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência, em várias cidades do Brasil. O  dia é considerado de resistênciaao governo de Jair Bolsonaro (PSL). O objetivo é mostrar que a classe trabalhadora não vai aceitar as “perversas condições impostas no texto da sua proposta de reforma da Previdência, que praticamente acaba com o direito à aposentadoria de milhões de trabalhadores e trabalhadoras”, expõe a CUT.

“É um esquenta para uma greve geral, caso Bolsonaro insista em levar adiante essa proposta”, diz o presidente da CUT, Vagner Freitas, que reforça a convocação para que todos os trabalhadores e trabalhadoras do país participem dos protestos que já estão marcados em várias cidades.

De acordo com Vagner, todos devem se unir à luta dos sindicatos contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/2019, da reforma da Previdência, que restringe o acesso e reduz o valor dos benefícios previdenciários.

A PEC dificulta o acesso e reduz o valor dos benefícios ao estabelecer a obrigatoriedade da idade mínima de 65 anos para os homens, 62 para as mulheres e aumentar o tempo de contribuição de 15 para 20 anos, além de retirar da Constituição o sistema de Seguridade Social brasileiro.

O dirigente alerta que Bolsonaro também quer acabar com o pagamento da multa de 40% do FGTS aos trabalhadores que se aposentam e continuam trabalhando na mesma empresa, entre outras maldades.

Veja os locais onde serão realizados atos no dia 22:

Paraná | Curitiba: Concentração às 9h na Boca Maldita, caminhada pela Rua XV e ato às 11h em frente a Previdência, na Santos Andrade.

São Paulo | Capital: ato às 17h, em frente ao MASP, na Avenida Paulista

Rio Grande do Sul | Porto Alegre: ato às 18h, na Esquina Democrática

Mato Grosso do Sul | Campo Grande: paralisação com ato público às 9h na Praça do Rádio Clube. Em todo o estado a FETEMS realizou assembleias com os trabalhadores, que aprovaram greve geral no dia 22.

Ceará | Fortaleza: ato às 8h na Praça da Imprensa (bairro Dionizio Torres)

Santa Catarina | Florianópolis: Panfletagem das 7h às 9h; Ato em defesa da Previdência, às 17h, no Ticen.

Acre | Rio Branco: ato e panfletagem às 8h, em frente à sede do governo do estado (Palácio Rio Branco)