Dia da Terra Palestina terá lançamento de livro na Mesquita do bairro São Francisco

"Palestina, um olhar além da ocupação" retrata a experiência de vida, solidariedade e autodeterminação do povo palestino ter seu Estado





Delegação brasileira em viagem oficial à Palestina em 2015. Foto: Divulgação

No dia 30 de março é celebrado o Dia da Terra Palestina em alusão a um massacre ocorrido em 1976 na cidade sagrada de Nazaré. Como forma de marcar a data e memoriar os palestinos mortos, presos e torturados, acontecerá o lançamento e sessão de autógrafos do livro “Palestina, um olhar além da ocupação”, de autoria dos professores Paulo Porto e Nilton Bobato.

O evento – promovido pela Embaixada Palestina do Brasil, Federação Árabe Palestina no Brasil (Fepal) e Sociedade Árabe Palestina Brasileira de Foz do Iguaçu – será realizado neste sábado (30), às 19h, na Mesquita Imam Ali Ibn Abi Taled, no bairro São Francisco.

Lançado pela Editora Limiar, o livro traz textos de Bobato, que atualmente é vice-prefeito de Foz do Iguaçu, e fotografias de Paulo Porto, que exerce seu segundo mandato como vereador em Cascavel, no Oeste do Paraná. Em 120 páginas estão relatos e imagens de uma viagem feita em 2015 à Palestina. Além deles, fazia parte da delegação brasileira o presidente da Sociedade Árabe Palestina de Foz do Iguaçu e diretor de Assuntos Internacionais do Município, Jihad Abu Ali.

Apesar de serem brasileiros e estarem em missão oficial, os autores do livro tiveram alguns empecilhos diante a ocupação israelense em solo palestino. Apesar de brasileiro, Jihad Ali é filho de palestinos e ficou retido na alfândega na entrada e na saída do país. “Paulo Porto, que tem o biótipo bem europeu, passou sem qualquer dificuldade, eu fiquei detido por algum tempo até me liberarem, mas Jihad, com nome e fisionomia tipicamente árabes, ficou quase 12 horas incomunicável nas mãos das autoridades israelenses”, conta Bobato em seu relato da viagem.

Sem Jihad para servir de intérprete, Porto e Bobato tiveram de se virar para conseguir chegar a seu destino e serem recepcionados pelo prefeito de Jericó, porque, apesar de estarem na cidade, era proibido por Israel o prefeito palestino se locomover livremente pela sua própria cidade. Esses e outros episódios, como o do encontro com o presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, a tensão a cada checkpoint (barreiras formadas por soldados de Israel por toda Palestina) e a alegria e surpresa de encontrar, mesmo sob ocupação, uma sociedade vibrante e que não se rende, são relatados de maneira direta neste livro depoimento.

“Palestina, Um Olhar Além da Ocupação” é um retrato franco e sincero de um povo que luta há sete décadas pelo seu direito de possuir um país, um povo que resiste e se refaz a cada nova geração. “Este livro almeja a ser uma homenagem ao bravo povo Palestino que ano após, década após década segue lutando pelo seu direito de existir frente a a ocupação de seus territórios por parte do governo israelense. Que o este livro consiga compartilhar nossa experiência e ajude a romper o cerco de midiático a respeito do que acontece e vem acontecendo na Palestina”, destaca Paulo Porto.

Serviço

Lançamento do livro Palestina, um olhar além da ocupação

Data: Sábado, 30 de março

Horário:
19h

Local: Mesquita Imam Ali Ibn Abi Taled. Rua Kellers, 383, Bairro São Francisco