UFPR terá protestos contra corte de 30% promovido por Bolsonaro

Comunidade acadêmica se mobiliza contrao corte de recursos





Foto: Gibran Mendes.

Docentes e estudantes da Universidade Federal do Paraná vão protestar no fim da tarde de hoje (3) contra os cortes de 30% promovido pelo governo Jair Bolsonaro (PSL). O Ministério da Educação tem promovido ataque a autonomia universitária, sufocando sua independência financeira. De acordo com a Reitoria, os recursos da Universidade se encerram em agosto.

Em um evento chamado no Facebook, as pessoas protestam “contra os ataques à educação, a Reforma da Previdência e em defesa das liberdades democráticas”. O grupo chama para uma paralisação no dia 15 de maio, sendo que a deliberação acontece hoje, às 17h30, no pátio da Reitoria, com a pauta contra o “Corte de 48 milhões na UFPR”.

A UFPR divulgou nota em que demonstra preocupação com a iniciativa do presidente de cortar recursos da Universidade. A Reitoria alertou para o risco de paralisação total das atividades nos próximos meses.

“Este corte, de mais de 48 milhões de reais, impactará itens relativos ao próprio funcionamento da instituição, atingindo diretamente despesas ordinárias como consumo de água, energia, contratos de prestação de serviços, restaurantes universitários, entre outros. Se esta medida não for revertida, as consequências serão graves para o desempenho das atividades da Universidade no segundo semestre de 2019”.

Brasil acima de tudo

Na nota da Universidade é relato a estranheza com relação a um governo que não enxerga na educação um elemento fundamental para a soberania e o desenvolvimento do país. “A UFPR reforça, como tem feito reiteradamente, que o investimento nas universidades federais é importante para a soberania nacional, para a formação de excelência das futuras gerações, para o aumento da qualidade de vida da população e para o próprio desenvolvimento pleno da economia nacional, nas indústrias ou no agronegócio, por exemplo”, reflete.

A UFPR ocupa  colocação no ranking geral de universidades brasileiras, é a  colocada no ranking de inovação e detém a melhor nota entre as universidades do Paraná. A univerisade paranaense, que é a mais antiga em funcionamento no país, é a “. instituição que mais publica trabalhos científicos no Brasil, responsável por 3,8% da produção científica no país, segundo Clarivate Analytics, com dados do serviço de indexação de citações científicas Web of Science, a pedido do Jornal da USP”.