Oposição vai protocolar CPMI da Vaza Jato

Parlamentares querem apuração sobre atuação partidária de Moro quando era juiz





Foto: Marcos Corrêa/PR

Os partidos de oposição vão protocolar o pedido da criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar as denúncias feitas pelo site The Intercept. A CPMI Vaza Jato tem como foco a atuação do ministro da Justiça Sérgio Moro quando era juiz da 13a Vara Federal, em Curitiba, e do procurador da República, Deltan Dallagnol, que coordena a Força Tarefa da Lava Jato. Moro já foi convocado a dar esclarecimentos ao Congresso Nacional no dia 19 de junho.

As reportagens revelam que o juiz Sérgio Moro extrapolou sua função de juiz, atuando como grande mentor da acusação, em especial no inquérito que investigava o ex-presidente Lula no triplex de Guarujá. Para a oposição, “as conversas entre o hoje ministro Sérgio Moro e procuradores da República desvendadas pelo site são deploráveis e atentam contra o Estado Democrático de Direito. Revelam também abusos de autoridade conduzidos por quem deveria zelar pela Lei e pela Constituição Federal. É um ataque sem precedentes na história da República ao direito de defesa e ao devido processo legal”.

Na nota assinada pelo PT, PCdoB, PDT, PSB, PSOL e PCB, eles afirmam entender que o combate à corrupção é medida indispensável para a redução das desigualdades sociais e o desenvolvimento do Brasil.Mass que é intolerável que juízes e procuradores mantenham uma relação promíscua que resvala para a degeneração institucional.

“Os Partidos de Oposição exigem o imediato afastamento do ministro da Justiça, Sérgio Moro, e dos procuradores da República que atuam na força tarefa da Lava Jato, sendo medida de fundamental importância para assegurar o bom andamento das investigações”.

A criação de uma CPMI depende das assinaturas de 171 deputados e 27 senadores. De acordo com a Câmara dos Deputados, “o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, será ouvido pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado no próximo dia 19, às 9 horas”.