Moro quer usar COAF para perseguir jornalista Gleen Grennwald

Pedido de análise financeira ocorre após denúncias do The Intercept





Sérgio Moro, Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública. Foto: Pedro França/Agência Senado

A Polícia Federal, subordinada ao ministro da Justiça Sérgio Moro, está solicitando ao COAF informações sobre movimentações financeiras do jornalista norte americano Gleen Greenwald. A informação foi dada pelo site O Antagonista, “porta-voz oficial” do ex-juiz Sérgio Moro. O pedido de informações acontece após as denúncias realizadas pelo site The Intercept sobre a conduta de Moro na operação Lava Jato.

Ao saber da investigação, o jornalista norte americano escreveu em inglês que a motivação de Moro e do governo Bolsonaro é digno das ditaduras. “O está usando o ministério da Justiça e a Polícia Federal pra atacar a liberdade de imprensa. Numa tentativa de intimidação, a PF pediu relatório sobre atividades financeiras do jornalista do . Atitude típica de regimes autoritários”, tuitou.

Gleen seguiu dizendo que não teme ser investigado e que a perseguição será denunciada à imprensa internacional. “Você, , vai e “investiga” tudo o que quiser. Grupos de liberdade de imprensa em todo o mundo terão muito a dizer sobre isso. Enquanto você usa táticas tirânicas, eu continuarei reportando junto com muitos outros jornalistas de muitos outros jornais e revistas”, rebateu.

O jornalista ainda afirmou que novas revelações vão surgir e que a atuação do governo de extrema direita só revela seu caráter. “Ameaças do estado só servem para expor seu verdadeiro rosto: abuso do poder – e por que eles precisam de transparência de uma imprensa livre”.

COAF

O COAF era um dos órgãos que o ex-juiz Sérgio Moro queria que fosse transferido para o Ministério da Justiça. Foi o que tentou o presidente Jair Bolsonaro (PSL) ao editar a MP 870/2019, retirando o Conselho do Ministério da Economia. No entanto, a manobra foi barrada pelos senadores.

Para a oposição, a atitude se revela acertada, uma vez que se comprova que o ministro Moro queria usar o COAF para perseguir adversários políticos. “Sérgio Moro é um déspota autoritário, subordinado a um miliciano fascista. Ambos são fantoches de interesses alheios aos do povo brasileiro. Moro e Bolsonaro estão usando a estrutura do Estado para perseguir um jornalista que já foi elogiado por Deltan Dallagnol”, criticou.