Transferência de Lula para Tremembé coloca em risco sua segurança

Defesa recorre ao STF e PT vê perseguição





Foto: Gibran Mendes

O juiz Paulo Eduardo Sorci determinou a transferência de Lula para a penitenciária II de Tremembé (SP). A transferência é questionada pela defesa de Lula, que está recorrendo ao STF, e pelo PT, que vê mais um episódio de perseguição.

Em nota, o o PT “viu com indignação a determinação da juíza de Execuções Penais Carolina Lebbos de transferir o ex-presidente Lula para São Paulo, na manhã desta quarta-feira (7). Em nota, a cúpula do partido avaliou que o pedido feito pela defesa foi deferido sem respeitar os argumentos de que a Polícia Federal aguardasse o julgamento do mérito do habeas corpus que pede a suspeição de Sérgio Moro e a liberdade de Lula vai ser julgado pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF)”.

A decisão, diz a nota, se caracteriza em mais “uma ilegalidade e um gesto de perseguição a Lula”, por negar ao ex-presidente as prerrogativas de ex-chefe de Estado e ex-Comandante Supremo das Forças Armadas.

O juiz foi nomeado pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, para um cargo no Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, em Brasília. A portaria que transforma Sorci em titular no Conselho foi publicada em 26 de fevereiro de 2019. Seu mandato vai até 28/03/2021, informa o site GGN.