FALATÓRIO: Trump vai taxar alumínio e aço brasileiros

Retirada dos impostos pertenciam ao acordo bilateral firmado em julho deste ano





Foto: Alan Santos/PR

Uma mensagem do presidente dos EUA, Donald Trump, complicou as relações desse país com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O americano disse que vai voltar a taxar o aço e o alumínio do Brasil e da Argentina como forma de retaliação a desvalorização da moedas desses países, o que ameaça o comércio dos fazendeiros norte-americanos.

“Brasil e Argentina estão promovendo fortemente desvalorização de suas moedas, o que não é bom para os nossos fazendeiros. Portanto, imediatamente, restabelecerei as tarifas de todo aço e alumínio enviados aos Estados Unidos por esses países”.

Em 2018, os EUA passaram a impor tarifas sobre o aço e alumínio e outros países. A retirada do imposto foi uma das promessas do presidente norte americano durante as conversas bilaterais com Bolsonaro em julho deste ano.

Essa é mais uma vez que Trump quebra um acordo com o Brasil. Recentemente, os EUA colocaram o Brasil na “lista de espera” para integrar os países que pertencem a OCDE. Eles foram colocados para trás da Argentina e Romênia.

Bolsonaro abriu mão de ter tratamento especial na OMC porque se jogou de alma e coração nas mãos de Trump. O tratamento diferenciado dá ao país maiores prazos em acordos comerciais e outras flexibilidades.

Veja do que o Brasil abriu mão para (não) entrar na OCDE