Dados oficiais divergem sobre mortos e infectados por coronavírus

Velocidade da contaminação e atualização de informações criam números contraditórios





Foto: Anpas

A primeira morte por coronavírus no Brasil sequer estava no registro dos casos de infectados do Ministério da Saúde. A confusão entre as notificações às autoridades e a falta de exames para detectar o vírus têm apresentado números desencontrados tanto para casos confirmados, suspeitos e mortos. Sem um banco de dados uniformizado, órgãos oficiais divulgam boletins que não representam a realidade. Isso em todo o mundo.

Na semana passada, enquanto a Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) divulgou 14 casos confirmados no estado, a Secretaria Municipal de Curitiba contabiliza igual quantidade apenas para a capital. A divergência ainda não foi sanada. O último boletim do município, no domingo, contabilizou 31 casos confirmados, 131 descartados e 279 suspeitos.

Poucas horas depois, a SESA contabilizava 34 confirmados e 79 descartados. Os casos suspeitos são 291, não batendo com as informações da Secretaria Municipal. De acordo com a Sesa, o Paraná tem 60 pessoas infectadas, 159 casos descartados e 1519 suspeitos. A última atualização aconteceu no dia 23 de março, antes do meio dia.

Apesar da divergência de números, a SESA ainda alerta para o combate às fake news. “Pedimos à população que não compartilhe notícias e informações não oficiais para evitarmos a divulgação de fakenews e posteriormente a instalação de pânico desnecessário. A informação de qualidade e oficial é uma forma de garantir a melhor e mais adequada orientação aos paranaenses”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Evidentemente, os números do Paraná não batem com as informações do Ministério da Saúde. De acordo com a pasta, o Brasil tem 34 mortes por coronavírus e 1891 casos de infecção registrados. Nos dados do Ministério, atualizado na noite do dia 23 de março, o Paraná contabilizou 56 infectados. Para a SESA, relembrando, já são 60, mostrando uma desconexão nos dados dos poderes públicos.

Mundo
A quantidade de infectados e mortos não bate nem quando se recorre a números internacionais. O “ Global Cases by the Center for Systems Science and Engineering (CSSE)” calcula 375,4 mil casos confirmados com 16371 mortes. A maioria dos infectados estão na China, com 81496 casos. Já o país com mais mortes é a Itália, com 6077 registros. O site, pelo menos, está em consonância com os números fornecidos pelo Ministério da Saúde do Brasil para infectados e mortos, mostrando consonância com os números oficiais Clique aqui para acessar os 168 países que têm registro de coronavírus. 

A mesma similaridade, no entanto, não é encontrada na Organização Mundial de Saúde. A entidade possui um número de Whatsapp que atualiza os casos registrados em todo o planeta. A última atualização, consultada na noite de 23 de março, apresentava 332,9 mil pessoas infectadas e 14510 mortes. Números desatualizados. O boletim da mesma data registrava apenas 11 mortes no Brasil. Esses falecimentos foram registrados pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira (20). Portanto, há três dias.