PT pode ter Veneri como candidato a prefeito de Curitiba novamente

Manifesto propõe a indicação do deputado estadual para concorrer na capital do Paraná





Veneri participa de greve dos servidores da educação em frente à CMC. Foto: Manoel Ramires

O deputado estadual e líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Tadeu Veneri, pode ser o candidato do partido à prefeitura de Curitiba novamente. Ele já havia representado o PT em 2016, após a sigla não aderir a reeleição de Gustavo Fruet (PDT).

Para ser candidato, o deputado precisa ser indicado pelo diretório municipal. De olho nisso e no calendário eleitoral, um manifesto em defesa do seu nome foi lançado no Dia do Trabalhador. A carta de pré-candidatura diz que “pedimos seu apoio na disputa interna do PT para que nossa proposta seja a indicada para a eleição deste ano nas prévias que estão sendo organizadas para a escolha do candidato a prefeito”.

O manifesto repete o mote de 2016 de enfrentar os “donos da cidade” e ainda acrescenta o enfrentamento a “destruição do serviço público” promovida pela agenda neoliberal do presidente Jair Bolsonaro.

“Quatro anos depois, estamos nos dispondo a desafiar, mais uma vez, os “donos da cidade”, que venceram em 2016 e, novamente em 2018, para o governo do Paraná. Juntos, estão seguindo com a agenda do governo federal de destruição do serviço público e corte de direitos da população. E, que agora, durante a pandemia do coronavírus, revelam uma face criminosa, que expõe a vida dos cidadãos para continuar faturando e mantendo seus privilégios”, diz o abaixo-assinado.

:: Clique aqui e veja a petição

O lançamento da pré-candidatura acontece em um momento de distanciamento social e que o nome da candidatura ou possíveis alianças do PT em Curitiba pode ser definido nos bastidores e sem a realização de prévias para obter o voto da militância filiada. Para o manifesto, por outo lado, “a definição da candidatura petista deve ser o resultado de um confronto democrático de ideias, em que o eixo seja o compromisso de expressar na campanha eleitoral um projeto de cidade onde o interesse público esteja em primeiro lugar”.