PT aciona MP e SEED contra perseguição política no Aula Paraná

SEED afirma que vai procurar o responsável pela inclusão do conteúdo





PT questiona secretário de educação, Renato Feder, sobre conteúdo depreciativo utilizado no "Aula Paraná". Foto: Dálie Felberg/Alep

O Partido dos Trabalhadores do Paraná (PT/PR) entrou com um pedido de explicações à Secretaria de Educação (SEED) e no Ministério Público do Paraná contra uma ilustração utilizada durante um conteúdo de história do “Aula Paraná”. A charge ironiza a relação do partido no combate à corrupção. O PT vê perseguição política no conteúdo e quer saber quem é o responsável pela inclusão do conteúdo ofertado aos estudantes do estado.

O pedido de esclarecimentos ao Ministério Público foi encaminhado pelos deputados da bancada petista. A mesma cobrança foi encaminhada ao secretário de educação, Renato Feder. Segundo o partido, chegou ao conhecimento que no material didático da Aula 02 da disciplina de História da 3ª série, supostamente ministrada pelo Professor Marcelo, houve a inserção indevida e injustificada de menção a esta agremiação no material didático disponibilizado aos alunos da rede pública do Paraná pelo sistema “Aulas Paraná”.

:: Clique aqui e veja a aula a partir do min 10’40”

O tema da aula é oligarquia política na Velha República. Surpreendido, o professor da aula diz: “Grupos políticos que ditam as suas vontades próprias e que ditam revezamento no poder entre eles até 1930 e literalmente dá um cala boca no povo”.

Para o PT, o conteúdo trata-se de perseguição política, justamente porque o partido é da bancada de oposição. “Não é novidade para a sociedade que as pautas educacionais do Partido são a favor de um ensino público, gratuito, emancipador, crítico e de qualidade. Ainda, que esta agremiação opõe-se diretamente à precarização do ensino
público e à escolha do aplicativo Aula Paraná para transmissão dos conteúdos aos alunos,
por diversas razões”.

Ilustração associa período da oligarquia ao PT

O partido ainda questiona a necessidade de inclusão de uma charge em um período em que o partido sequer existia. “A única intenção na disponibilização da referida charge por esta Secretaria a todos os alunos da rede pública estadual, em pleno ano eleitoral, é aliar o PT às práticas políticas nefastas do referido período histórico (ao voto de cabresto, ao coronelismo etc.)”, critica.

Recentemente, o PT questionou os custos, a qualidade do ensino e o acesso aos conteúdos oferecidos pelo Aula Paraná. O Governo do Estado gastou mais de R$ 22,1 milhões para implementar o modelo. A APP Sindicato denunciou que 90% dos estudantes não estão tendo condições de acessar o modelo de educação virtual. Reportagem do Porém.net mostrou que “Contratada para teleaula, RIC não tem cobertura em 28,57% dos municípios do Paraná“.

Outro lado

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da SEED informou que “a Secretaria de Estado da Educação vai apurar o fato e abrir processo administrativo contra o funcionário que colocou este material na vídeo-aula”.

Pedido de Providências - PT MP