Ratinho Junior autoriza reabertura de shoppings

Governo publica normas para que lojas retomem as atividades na segunda-feira





Foto: Rodrigo Félix Leal/Aen

O Governo do Paraná publicou a norma orientativa número 34 que vai permitir a reabertura de shoppings centros comerciais e galerias em todo o estado. A data provável de funcionamento é a partir do dia 25 de maio. O estado tem 2938 casos confirmados e 146 mortes.

De acordo com o governo, a normativa foi elaborada pelo Centro de Operações em Emergências (COE), em parceria com Secretaria da Saúde de Curitiba, e pode ser revista a qualquer momento. O documento apresenta critérios objetivos, técnicos e científicos e leva em consideração a transmissão comunitária, a situação epidemiológica do coronavírus e a possibilidade de saturação do sistema hospitalar no Paraná.

Entre as regras de reabertura, “fica vedada a promoção de eventos de reabertura, o funcionamento das atividades de lazer como cinemas, praças de entretenimento,
atividades para crianças ou quaisquer outras atividades que possam causar a aglomeração de pessoas”.

Também está proibida a realização promoções e liquidações, a degustação de produtos e o oferecimento de brindes. Descontos promocionais poderão ser aplicados para a venda online, sem retirada no local.

O horário de funcionamento também é reduzido, restrito ao período entre 12h e 20h. “Estratégias locais poderão ser adotadas para redefinição do horário, sendo vedada a ampliação do mesmo”, diz a nota do governo. Para reabrir, aglomerações devem ser evitadas. “Nas áreas de maior circulação de pessoas devem ser disponibilizados cartazes e/ou avisos sonoros com orientações claras relacionadas às medidas de prevenção e controle da transmissão do novo coronavírus (SARS-CoV-2). As orientações devem contemplar as formas de transmissão e medidas de prevenção preconizadas pela Secretaria de Estado da Saúde”, define.

A normativa ainda “proíbe o acesso de pessoas do grupo de risco (idosos com 60 anos ou mais, gestantes e portadores de doenças crônicas), além de crianças menores de 12 anos e pessoas com sintomas de síndrome gripal”.