PF faz apreensão contra fake news e atinge governo Bolsonaro

Dono da Havan e Allan Catraca Livre são alvos de busca e apreensões em inquérito do STF





Reprodução Facebook

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta quarta-feira (27/05), ordens judiciais que visam instruir o INQ nº 4.781 do Supremo Tribunal Federal – STF. Estão sendo cumpridos 29 Mandados de Busca e Apreensão no âmbito do referido procedimento, conduzido pelo Ministro Alexandre de Moraes. As ordens judiciais estão sendo cumpridas no Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina.

Entre os alvos da operação estão o dono da Havan, o empresário Luciano Hang, os blogueiros Allan dos Santos Catraca Livre e Bernardo Küsker, o político Roberto Jefferson (PTB) e o deputado estadual paulista Douglas Garcia.

A Ação da PF, a mando do STF, aumenta a pressão sobre o presidente Jair Bolsonaro. Os alvos de hoje são aliados dele da chamada ala ideológica do governo. Ontem (26), o cerco do STF já havia iniciado com o ministro Alexandre Moraes dando cinco dias para que o ministro da Educação Abraham Weintraubt explique as ofensas contra a corte durante reunião ministerial do dia 22 de abril.

Investigação
A investigação sobre as fake news foi iniciada pelo ministro Dias Toffoli e aborda as ameaças e notícias falsas contra os ministros da Corte. Ela teve início em 14 de março do ano passado. O STF tem sido alvo de constantes ataques pela milícia digital bolsonarista.