Bolsonaro destruía a economia antes da pandemia

Discurso contra o isolamento e a favor das reformas não encontra lastro na realidade





Como um suicida político, mandatário não parou de alimentar a crise que pode derrubá-lo. Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Você pode até não lembrar, mas o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e a equipe liderada por Paulo Guedes já destruía a economia brasileira antes do coronavírus chegar ao Brasil. Mesmo assim, o presidente usou o discurso da recuperação econômica para boicotar as ações de prefeitos e governadores na direção do isolamento social. Bolsonaro tenta se deslocar da crise, mas a crise é ele.

O Banco Central previu, nesta semana, recuo de 6,25% do PIB, em uma escalada que não para de piorar. O Governo Federal atribui essa queda à pandemia. Contudo, análise do DIEESE mostra que a contaminação é anterior ao Covid-19.

“Mesmo antes da pandemia da Covid 19, a economia brasileira já estava
enfraquecida e fragilizada, devido a uma dinâmica de baixo crescimento. Os
resultados do PIB para o 1º trimestre mostram que, entre janeiro e março de 2020,
a economia caiu 1,5% em relação ao 4º trimestre de 2019, descontados os
efeitos sazonais”, aponta o DIEESE.

Ou seja, as tão faladas reformas trabalhista e da previdência não se converteram em crescimento econômico e retomada do emprego. “Vai ficando cada vez mais explícito o fracasso da agenda de reformas liberais e privatizações. A insistência nesse programa agrava o cenário, que ainda nem se recuperou das recessões de 2015 e 2016. O serviço público se deteriora, faltam investimentos anticíclicos e/ou nos gargalos econômicos e o mercado e as relações de trabalho se degradam”, finaliza.