Receitas com queijo

Mulheres na Brasa: Aprenda a preparar o risoto de gorgonzola e alho poró com uvas




FonteSilvia Valim*

Uma receita especial para o fim de semana

Hoje a nossa estrela é aquele queijinho azul com cara de mofado, de aroma forte e bem característico e que normalmente amamos ou odiamos. (Só pra constar, eu amo, tá?)
O gorgonzola nasceu na cidadezinha de mesmo nome, próxima a Milão, na região de Lombardia, na Itália. O sabor é intenso e, portanto, esse risoto também promete ser inesquecível.

A história de seu surgimento vem de um produtor descuidado que supostamente alterou a receita do queijo original, que se chamava strachino e misturou o leite de diferentes ordenhas (uma da manhã e outra da noite). As coalhadas ficaram com temperaturas diferentes e formou bolhas de ar no queijo. Resultado: Nessas bolhas surgiram os fungos azuis (penicilium roqueforti) tão característicos do gorgonzola. 

Mesmo com toda essa peculiaridade no sabor e no aroma, além do gorgonzola vamos utilizar o parmesão ralado nesta receita: fica das deusas!

Ingredientes:
150g de queijo gorgonzola
1 xícara cheia de Arroz arbóreo 
1/2 copo de vinho branco seco ou cachaça 
1 maço de alho poró
10 uvas (preferência do tipo sem semente. Guarde algumas para enfeitar!)
1/2 cebola picada 
100g de Manteiga 
1 copo de Creme de leite fresco ou nata 
Noz moscada à gosto

(Caldo de legumes caseiro:
1 maço de Salsão 
Uma cenoura 
1/2 cebola 
4 dentes de alho 
Pimenta do reino (preferencialmente em grãos)

Modo de preparo:

Comece com o caldo de legumes. 

Em uma panela média ferva água com todos os ingredientes do caldo em fogo baixo e mantenha até o momento de usá-lo. Aproveite para sentir o aroma delicioso que o salsão deixa no ambiente.

Enquanto isso, em outra panela média, frite a cebola e o alho poró na manteiga. Quando estiver no ponto insira o arroz arbóreo. 

Frite o arroz até ficar mais douradinho. Quando estiver quase começando a grudar jogue a cachaça ou o vinho branco. (Mantenha uma certa distância da panela quando fizer isso!)

Depois que secar bem comece a inserir o caldo no arroz com auxílio de uma concha. Não pare de mexer a panela. Espere secar e vá colocando mais caldo até o arroz ficar cozido. Dura em média 20 minutos. 

Quando o arroz estiver no ponto insira o gorgonzola, as uvas e a noz moscada ralada a gosto por mais 3 minutinhos. Mexa até ficar bem homogêneo.

Se gostar do risoto mais sequinho, já está pronto. Mas se quiser mais cremoso, insira na sequência o creme de leite ou a nata. Voilá!

Rendimento: 4 porções 

Obs: Não economize no gorgonzola! Na primeira vez fiquei com receio de salgar, mas a medida de 150g é ideal para uma xícara de arroz.
Eu servi com camarão frito na manteiga, mas cai bem com peixes como o salmão, saladas ou até uma carne vermelha.

* Por Silvia Valim. Mulheres na Brasa é uma coluna produzida pela jornalista Silvia Valim com o propósito de valorizar o talento criativo de quem busca comandar o rolê na cozinha. O perfil foi criado para fortalecer e ocupar o espaço destinado a mulheres que trazem dicas, lugares e receitas para novas experiências gastronômicas. Acompanhe no Instagram: @mulheresnabrasa