Curitiba se destaca em carreatas que pediram “Fora Bolsonaro” por todo Brasil

Pedido de impeachment do presidente ganhou força neste sábado (23) em diversas mobilizações pelo Brasil





Protesto contra Jair Bolsonaro em Curitiba. Foto: Melito Junior/CWB Resiste

Neste sábado (23) aconteceram diversas manifestações em protesto contra o presidente Jair Bolsonaro diante da situação do país; um dos recordistas no número de mortes pela Covid-19, com estados com a saúde em colapso, imunização atrasada, aumento do desemprego e o crescimento dos índices de reprovação do governo. Em razão da pandemia, as mobilizações aconteceram por meio de carreatas, respeitando o distanciamento social.

Em Curitiba, o pedido de impeachment ganhou força com o registro do maior ato “Fora Bolsonaro” desde a posse do presidente. Centenas de carros e bicicletas percorreram as ruas da cidade no protesto convocado por um comitê unificado formado por movimentos como a Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo, CWB Resiste, entidades do movimento estudantil e partidos políticos.

“Vamos seguir lutando até esse presidente cair, até que toda população seja vacinada e pela prorrogação do auxílio emergencial. Não dá pra ficarmos só nas redes sociais, temos que ir para rua, obviamente tomando todos os cuidados, mas esse governo só vai cair com a pressão popular”, destacou Oruê Brasileiro, militante do CWB Resiste e um dos organizadores da bicicletada “Fora Bolsonaro”.

“É importante esse ato para mostrarmos força e nosso descontentamento com o atual governo. Quero destacar a grande presença de mulheres neste ato e a diversidade de partidos e movimentos. Não podemos ser omissos em momentos que nos exigem compromisso”, afirmou a estudante Camilla Gonda, da Juventude do PDT.

A vereadora Carol Dartora (PT) afirmou que é momento de enfrentamento a um governo que despreza vidas. “Vivemos um momento de extrema violência política, onde querem nos negar o direito a participação política”. Ela também falou sobre o alinhamento dos governos federal, estadual e municipal. ”O governador Ratinho Junior decretou a volta às aulas em meio a pandemia, o prefeito Rafael Greca demitiu servidores do SAMU e não tem vacina para todos os profissionais da saúde. São governos que desprezam a vida”.

Carreatas “Fora Bolsonaro” ocorreram também em outras capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, Porto Alegre e Brasília. Segundo a Central Única dos Trabalhadores (CUT) foram 87 carreatas em todo país. Outras cidades paranaenses também realizaram manifestações, como em Maringá, Guarapuava, Londrina, Pinhais, Umuarama, Lapa, União da Vitória, Tibagi e Telêmaco Borba.

Uma segunda carreata “Fora Bolsonaro” em Curitiba está sendo convocada para o dia 31 de janeiro. Confira detalhes na página do evento no Facebook.

Bicicletas e automóveis percorreram as ruas da cidade. Foto: Giorgia Prates/BDF